A última vez que os níveis de CO2 estiveram tão altos quanto hoje, havia árvores no Polo Sul

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Como era o mundo da última vez em que havia tanto CO2 na atmosfera quanto hoje? Árvores cresciam perto do Polo Sul, os níveis do mar eram 20 metros mais altos do que agora, e as temperaturas globais eram 3 a 4 graus Celsius mais quentes. Isso foi na época do Plioceno, 5,3 milhões a 2,6 milhões de anos atrás.

Muitos cientistas usam modelos computacionais sofisticados para prever os impactos das mudanças climáticas causadas pelo homem. Contudo, olhar para trás e buscar exemplos reais do que já ocorreu no mundo pode fornecer novos insights.

Usando registros sedimentares e fósseis de plantas, pesquisadores britânicos descobriram que as temperaturas próximas ao Polo Sul eram cerca de 20° C mais altas do que agora durante o Plioceno, quando os níveis de CO2 estavam tão altos quanto hoje.

Essa época é uma “analogia apropriada” e nos oferece lições importantes sobre o caminho a seguir, de acordo com Martin Siegert, geofísico do Imperial College London, no Reino Unido.

A temperatura global já subiu 1° C desde a revolução industrial, quando os níveis de CO2 eram de 280 partes por milhão (ppm). O CO2 está agora em 412ppm e subindo.

No Plioceno, com esse mesmo nível de CO2, havia uma variedade de faias e possivelmente coníferas em Oliver Bluffs, a cerca de 500 quilômetros do Polo Sul. Os restos dessas árvores foram desenterrados como fósseis, juntamente com plantas e musgos.

Jane Francis, diretora do British Antarctic Survey, disse: “Esta é uma descoberta incrível. Eu as chamo de as últimas florestas da Antártida. Elas estavam crescendo a 400ppm de CO2, então pode ser para lá que estamos voltando, com o derretimento das camadas de gelo, o que pode permitir que as plantas colonizem novamente”.

As evidências também indicam que as temperaturas de verão no Plioceno eram de cerca de 5° C perto do Polo, em comparação com -15 a -20° C hoje. A presença de plantas indica que a calota de gelo da Antártida era muito menor, e o nível do mar muito mais alto.

“Vinte metros de aumento do nível do mar teriam um grande impacto em todas as nossas cidades e áreas costeiras onde pessoas vivem”, argumentou Francis. Mas tais enormes elevações levariam provavelmente alguns milênios para acontecer.

As regiões polares são especialmente importantes na compreensão do clima global; são nesses locais que a mudança acontece primeiro e é mais dramática.

Cerca de 100 milhões de anos atrás, um clima ainda mais extremo ocorreu. No período Cretáceo, os níveis de CO2 eram de 1.000 ppm. Nessa época, a Antártica era quente e coberta de grandes florestas, cujos tocos e solo foram preservados como fósseis em lugares como a Ilha Alexander. “Se mantivermos as emissões de carbono na taxa atual, até o final do século, teremos 1.000ppm”, disse Siegert.

Uma das perigosas consequências dessas emissões descontroladas já foi descartada, entretanto: o retorno a uma era glacial. Embora tenha acontecido várias vezes nos últimos milhões de anos, o CO2 está agora em um nível muito alto para que haja alguma chance de um grande congelamento, defendeu Siegert.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …