A maioria dos suplementos dietéticos não melhora a saúde nem o risco de morte

Uma nova pesquisa americana chegou à conclusão de que quase todo suplemento dietético, vitamínico ou mineral não traz benefícios para a saúde, como uma maior expectativa de vida ou um menor risco de doença cardíaca.

Os pesquisadores analisaram os resultados de 277 ensaios clínicos utilizando 24 tipos de intervenção diferentes que testaram 16 vitaminas ou outros suplementos, bem como oito dietas em relação a suas associações com mortalidade e condições como doenças cardíacas e derrame. No total, foram examinados os dados de 992.129 indivíduos.

Os suplementos revisados foram: antioxidantes, β-caroteno, vitaminas do complexo B, multivitaminas, selênio, vitamina A, vitamina B3/niacina, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina D, cálcio, cálcio e vitamina D juntos, ácido fólico, ferro e ácido graxo ômega-3 (também conhecido como óleo de peixe).

As dietas revisadas foram: dieta mediterrânea; dieta baixa em gordura saturada; dieta baixa em gordura saturada ou com substituição de calorias por gorduras ou carboidratos mais insaturados; dieta baixa em gorduras; dieta baixa em sal em pessoas saudáveis e com hipertensão; dieta rica em ácido alfa linolênico (nozes, sementes e óleos vegetais); e dieta rica em ácidos graxos ômega-6 (nozes, sementes e óleos vegetais).

No geral, os cientistas descobriram que os suplementos não faziam mal, mas também não tinham quase nenhum benefício de saúde.

Houve uma possível vantagem de saúde relacionada a uma dieta com pouco sal – 10% menos risco de morte para pessoas saudáveis, 33% menos risco para pessoas com hipertensão.

Algo semelhante ocorreu com estudos sobre suplementos de ácidos graxos ômega-3 – uma redução de 8% no risco de ataque cardíaco e 7% doença coronariana.

Estudos feitos na China com suplementos de ácido fólico foram ligados a um risco 20% de derrame, mas os resultados podem não ser tão relevantes em países que já consomem alimentos enriquecidos com ácido fólico, como os cereais comumente comercializados nos EUA.

Além disso, os pesquisadores descobriram que suplementos que combinam cálcio e vitamina D pode estar ligados a um risco ligeiramente maior de derrame – 17%. Tomados sozinhos, os suplementos não parecem gerar esse risco.

“Nossa análise carrega uma mensagem simples de que, embora possa haver alguma evidência de que algumas intervenções têm impacto na morte e na saúde cardiovascular, a grande maioria das polivitaminas, minerais e diferentes tipos de dietas não tem efeito mensurável na sobrevivência ou redução do risco de doença cardiovascular”, resumiu o principal autor do estudo, Safi U. Khan, professor de medicina da Universidade de West Virginia (EUA).

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Annals of Internal Medicine.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …