França autoriza população a sair de casa durante confinamento para adotar animal

Jamie Baker / Flickr

Enquanto os franceses aguardam o pronunciamento do presidente Emmanuel Macron na segunda-feira (13) para saber a nova previsão do fim de seu confinamento, o governo anunciou neste sábado (11) que a população será autorizada a sair de casa para adotar um animal.

A partir da próxima quinta-feira (16), o governo permitirá que os franceses saiam de casa para ir a um refúgio de animais buscar um bicho de estimação. A mudança na regra responde a pedidos de grupos de defesa animal que alertavam para o risco de saturação dos refúgios nesse período em que a distribuição está fechada.

Em suas redes sociais, o ministro do Interior, Christophe Castaner, disse que a tolerância será feita para que os animais de estimação não sejam “vítimas colaterais” do vírus.

A França está em confinamento desde o dia 17 de março, e ainda não tem data para a circulação voltar ao normal. É esperado que Macron anuncie um novo prazo em seu pronunciamento à nação na segunda. Muitos apostam que Macron renovará as medidas de distanciamento social por mais duas semanas, como na expiração do período inicial.

Regras estritas de circulação

No território francês, para sair de casa é preciso levar consigo uma autorização com seu nome, endereço, horário de saída e razão do deslocamento.

Até o momento, a saída só é autorizada para fazer compras essenciais, ir ao médico ou ao trabalho que não pode ser realizado de forma remota, para ajudar uma pessoa da família em situação de necessidade ou fazer uma hora de exercício físico individual em um raio de um quilômetro de sua residência.

Deslocamentos fora desses casos são punidos pela polícia com uma multa de 135 euros, que pode chegar até 3.000 euros em caso de reincidência.

A partir da próxima quinta-feira, quem quiser adotar um animal deverá escolher o bichinho na página de um centro de cuidados de animais, marcar um encontro com data, local e horário definidos. E levar consigo o documento do refúgio animal e uma autorização de saída com a justificativa de ajudar uma pessoa da família.

Quase 14 mil mortos

Até este sábado, a França registrou 13.832 óbitos desde o início da pandemia de Covid-19, sendo 635 novas mortes nas últimas 24 horas. No sábado, 345 pessoas morreram em hospitais e 290 em lares de idosos e de pessoas com deficiência e outros centros médico-sociais, segundo o diretor-geral de Saúde, Jérôme Salomon.

“Não é hora de relaxar o isolamento. Temos tempo para refletir sobre as modalidades ideais” para sair de casa, disse.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …