Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto.
O lançamento histórico aconteceu no sábado (30) às 16h22, quando a SpaceX entrou para a história como a primeira empresa privada a levar humanos para a órbita da Terra, marcando, também, o fim do contrato dos EUA com a Rússia para fazer esse transporte entre Terra e ISS — algo que acontecia desde 2011 com o fim do programa dos ônibus espaciais.
Apesar de oferecer controle manual (e painéis sensíveis ao toque para lá de futuristas), a nave foi desenvolvida para voar e se atracar à ISS de maneira autônoma. Não foi preciso controlá-la manualmente, pois esses guias autônomos funcionaram devidamente, mostrando, mais uma vez, o sucesso da empresa de Elon Musk nessa empreitada.
Abaixo, você vê o momento em que a nave faz o atraque à estação orbital:
Antes disso, a NASA transmitiu uma conversa ao vivo com os astronautas dentro da nave, em um vídeo superinteressante que você confere abaixo. Nele, a dupla conta que nomeou a cápsula onde estavam como Endeavour, que significa “esforço”, seguindo uma antiga tradição de dar nomes amigáveis a naves espaciais e módulos tripuláveis que a agência espacial mantém desde seus primórdios.
A abertura da escotilha da ISS aconteceu por volta das 14h, com os astronautas saindo da Crew Dragon e entrando na estação orbital em seguida. A dupla foi recebida pelo atual comandante da ISS, Chris Cassidy, também astronauta da NASA, ao lado de seus colegas que atualmente vivem e trabalham por lá.
// Canaltech