Está quase tudo pronto para o lançamento da missão Mars 2020, e a NASA já abriu as inscrições para credenciamento dos profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento. A missão enviará a o rover Perseverance ao Planeta Vermelho para estudar a geologia marciana e buscar por sinais de vida antiga.
Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a NASA credenciará um número limitado de profissionais de imprensa para cobrir o lançamento, que ocorrerá no Kennedy Space Center, na Flórida. Com as restrições para conter a disseminação da COVID-19, os jornalistas que pretendiam viajar de outros países para acompanhar o evento nos EUA não poderão se registrar. A ideia é evitar viagens internacionais.
A Mars 2020 usará o veículo robótico para coletar e armazenar um conjunto de amostras de rochas que poderão ser trazidas à Terra, o que provavelmente acontecerá em 2031. O Perseverance pesa pouco menos de 500 kg e é do tamanho de um carro pequeno, e também testará novas tecnologias em Marte, para que sejam utilizadas por futuras explorações robóticas e humanas.
Entre esses testes está a aeronave chamada Ingenuity, que é um rotocraft autônomo (ou uma espécie de pequeno helicóptero) para testar a viabilidade e potencial desse tipo de equipamento em voar por Marte. Ele fará 30 dias de teste com voos não muito altos, subindo algo em torno de 100 metros por no máximo 90 segundos.
Além disso, o veículo exploratório é uma espécie de cientista robótico, equipado com um conjunto poderoso de sete instrumentos científicos. Com eles, poderá realizar diversos estudos, tais como a caracterização do clima e da geologia do planeta, recolhendo amostras de rocha e poeira para que uma próxima missão faça a coleta, trazendo as amostras à Terra.
O lançamento da Mars 2020 será realizado em um foguete Atlas V-541, no Space Launch Complex 41 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na manhã do dia 17 de julho.
// Canaltech