OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina que seja eficaz.

Segundo o director-geral da OMS, Dr Ghebreyesus a única esperança reside nos ensaios clínicos que estão a decorrer.  De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da Organização Mundial de Saúde, os ensaios clínicos de várias vacinas, em curso, entraram numa terceira fase, mas isso não significa que estão perante a conclusão de uma vacina eficaz que possa bloquear as infecções pelo novo coronavírus.

Segundo Adhanom Ghebreyesus o novo coronavírus só pode ser combatido através do recurso persistente aos gestos de protecção, às boas práticas, bem como a vontade política dos Estados.

”Várias vacinas estão agora na terceira fase de ensaios clínicos. Todos nós esperamos ter um número de vacinas eficazes , que possam impedir que as pessoas sejam infetadas.  Contudo neste momento não existe uma solução milagrosa e talvez a mesma nunca haverá. De momento, travar os novos focos dependerá da aplicação de medidas básicas em matéria de saúde bem como do controlo de doenças.Rastreio, confinamento, tratar os pacientes, identificar os seus contactos e mantê-los em quarentena…Façam tudo isso!”

Informar, capacitar e estar a escuta das populações. Façam tudo isso! No plano individual deve-se manter o distanciamento físico, usar uma máscara, lavar as mãos regularmente e tossir fora do alcance dos outros.Façam tudo isso! A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!”

De acordo com as últimas estatísticas publicadas nos media, a pandemia de Covid-19 provocou pelo menos a morte de 689.758 pessoas no mundo, desde o seu início em Dezembro de 2019.

No dia 10 de Julho de 2020 a OMS enviou a China um epidemiologista, assim como um especialista da saúde dos animais para uma missão exploratória, antes de uma investigação que deverá ser efectuada, sob a sua égide, sobre as origens do novo coronavírus, emergido em Wuhan na China.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreysus, a referida missão concluiu o seu trabalho prepatório e estudos epidemiológicos vão agora começar, de forma a detectar a fonte potencial de infecção dos primeiros casos.

A grande maioria dos pesquisadores concorda em afirmar que o novo coronavírus SARS-CoV-2, na origem da actual pandemia, emanou sem dúvida dos morcegos, mas os cientistas não colocam de lado a hipótese segundo a qual ,o vírus passou por uma outra espécie antes de ser transmitido aos humanos.

No que diz respeito à evolução da epidemia , a América latina, tendo o Brasil como o país mais afectado, e as Caraíbas, são actualmente as regiões mais infectadas do mundo, a seguir a Europa que regista mais de 210.000 mortos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …