Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa.

Depois de uma série de terremotos e atividades vulcânicas, esse continente começou a se quebrar, se separar e se mover, formando hoje os territórios que conhecemos – nos quais vivemos.

Acontece que as 12 principais placas tectônicas da Terra seguem se movendo, e seria por isso, por exemplo, que a distância entre o Brasil e a África aumenta, segundo estimativas, cerca de 2 centímetros por ano.

E também se cria que esse era o motivo pelo qual a cada ano o Oceano Atlântico aumenta enquanto o Pacífico diminui, mas um novo estudo abriu novas possibilidades de compreensão desse imenso e ancestral movimento em nosso planeta.

Dados obtidos por 39 sismógrafos posicionados no fundo do oceano apontam para um outro importante personagem nesse processo de “separação” entre as Américas, a Europa e a África: a Dorsal Mesoatlântica – uma imensa cordilheira localizada justamente em meio ao atlântico, no ponto equidistante que separa os continentes.

Trata-se de uma cadeia de montanhas que se estende da Islândia até o sul da África por 16 mil quilômetros com mais de 1.500 quilômetros de largura em alguns pontos que, quando surge acima da superfície, formam ilhas como os Açores e Tristão da Cunha.

O que o estudo revela, no entanto, é que em alguns pontos dessa cordilheira subaquática há pontos onde o material do interior da Terra aparece – e que atua como uma cunha ou um instrumento para calçar e separar essas rochas e, assim, ajudando a precipitar o movimento dos continentes.

O fenômeno se daria em rochas de mais de 600 quilômetros de profundidade, em ponto localizado entre o núcleo terrestre e a crosta, e a descoberta reverte a antiga teoria de que a Dorsal Mesoatlântica não teria participação relevante no movimento.

Os sismógrafos detectaram ao longo de um ano alguns movimentos no manto terrestre, que confirmaram o surgimento do material do interior da Terra. “Esses resultados lançam uma nova luz sobre nossa compreensão de como o interior da Terra está conectado às placas tectônicas”, afirmou Matthew Agius, principal autor do estudo e sismólogo da Università degli studi Roma Tre, na Itália.

Até então não havia uma explicação conclusiva sobre a continuidade da separação, normalmente apontada como fenômeno somente gravitacional. A descoberta pode impactar também estudos sobre diversos processos químicos e ainda trocas de calor no planeta. Ainda que apontem a importância da descoberta, especialistas sugerem que a novidade seja vista ainda com cautela, por se tratar de uma observação em porção pontual da Dorsal, sem deixar claro se o fenômeno ocorre ao longo da cordilheira.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …