Milhares de brasileiros sem cadastro no sistema saúde de Portugal não conseguem se vacinar

Milhares de brasileiros que moram em Portugal e não têm cadastro no Sistema Nacional de Saúde (SNS) enfrentam dificuldades para ser vacinados contra COVID-19. Apesar de o governo português não revelar o número certo, sabe-se que cerca de 30 mil estrangeiros nesta situação aguardam a vacina.

Sputnik Brasil questionou os ministérios da Saúde e da Presidência a respeito de quantos dos 30 mil imigrantes são brasileiros. Após um jogo de empurra entre ambas as pastas, nenhuma das duas forneceu os dados.

O Ministério da Saúde informou apenas que, até o dia 5 de julho, Portugal vacinou cerca de 160 mil cidadãos de nacionalidade estrangeira, distribuídos por cerca de 200 países. Segundo a nota enviada à Sputnik Brasil, o Brasil é o país com mais cidadãos vacinados, num total de 65.434.

Esse número é apenas a metade dos 121 mil brasileiros com idades de 30 a 54 anos, que já estão aptos a ser vacinados desde junho. Contudo, essa quantidade inclui apenas aquelas pessoas regularizadas no SNS (equivalente ao SUS).

A gaúcha Maria Clarice Nunes, de 61 anos, tenta conseguir o número de utente provisório (paciente do SNS) há quatro meses, desde março, quando o governo criou uma plataforma para estender a imunização a imigrantes sem esse cadastro. O autoagendamento para faixas etárias acima de maiores de 60 anos começou em maio.

Desde então, seu filho, Vagner Nunes, começou uma saga, sem sucesso, para tentar vaciná-la. Depois de ter enviado, por diversas vezes, os dados da sua mãe solicitados na plataforma (nome, data de nascimento, nacionalidade, telefone e endereço) e sem receber nenhuma resposta por mais de dois meses, ele tentou contatos por telefone e e-mail, sempre com respostas imprecisas e desencontradas.

“Começou a vacinação, vi o presidente e o primeiro-ministro falarem que ninguém seria excluído por se tratar de uma situação humanitária. Logo que vi essa notícia, a primeira coisa que fiz foi entrar no site do SNS e cadastrá-la na opção para quem não tinha número de utente. Passou um mês e nada. Liguei para o SNS 24 horas, e disseram que eu tinha que mandar um e-mail para reportar a situação”, conta Nunes à Sputnik Brasil.

O primeiro e-mail enviado ao atendimento@sns24.gov.pt narrando as dificuldades foi no dia 31 de maio. Apenas no dia 21 de junho ele recebeu uma resposta padrão, sugerindo contatar o centro de saúde da área de residência ou o telefone do SNS 24. Dois dias depois, ele enviou outro e-mail, ainda não respondido.

“Praticamente fomos expulsos do centro de vacinação”

Ele tentou, então, levar sua mãe ao Complexo Desportivo de Almada, a menos de 10 quilômetros de Lisboa, sob a indicação do SNS 24 que na faixa etária dela não era preciso mais agendamento.

“Um funcionário que estava organizando a fila disse que sem número de utente não se vacinava, e que a informação estava errada. Praticamente fomos expulsos de lá”, lamenta.

Nunes apelou para as redes sociais e fez um post em uma comunidade de apoio a brasileiros no Facebook perguntando se alguém havia conseguido se vacinar sem o número de utente. Encontrou diversos casos similares ao da sua mãe, mas poucos que efetivamente haviam conseguido a imunização sem o cadastro no SNS.

Uma das pessoas disse que havia conseguido no centro de vacinação da Trafaria, próximo a uma estação fluvial onde se embarca para Lisboa. O gaúcho, que trabalha no setor comercial de uma escola portuguesa, levou sua mãe de carro ao local. Nova viagem perdida.

“Perguntei à enfermeira, mas ela disse que era mentira. Pedi a um amigo que mandasse a foto de um centro de vacinação em Alcabideche que estava vacinando pessoas sem número de utente e, quando mostrei, ficaram sem saber o que dizer. Saí de lá sem respostas”, reclama.

Nesta terça-feira (6), ele disse que tentou ligar novamente para o SNS 24, mas sete diferentes atendentes, das áreas de enfermagem e administração, não souberam fornecer informações.

“Já liguei e me estressei de novo. Fiquei à espera da sétima pessoa, em mais de 40 minutos e desisti, porque ninguém sabia responder”, reitera.

Sputnik Brasil enviou o caso de Maria Clarice Nunes ao Ministério da Saúde, mas, até o fechamento desta reportagem, a pasta não respondeu.

Em outro caso, denunciado pela jornalista Caroline Ribeiro em seu Twitter, uma idosa brasileira de 92 anos estava há tempos sem conseguir o número provisório de utente nem a vacinação. Após o post da ex-correspondente da Sputnik Brasil em Lisboa, um funcionário do gabinete do Ministério da Saúde entrou em contato, e a idosa conseguiu ser vacinada.

​Casa do Brasil de Lisboa recebe 10 queixas por dia

A Casa do Brasil de Lisboa recebe uma média de dez queixas por dia de brasileiros sem o número de utente que não conseguem marcar a vacinação. De acordo com Vitor Hastenreiter, funcionário da instituição, a quantidade de reclamações vem crescendo nas duas últimas semanas, por meio de ligações e e-mails.

“O número provisório de utente é uma reclamação constante. Não é uma questão de falta de informação, mas de falta de resposta. Há pessoas que enviaram [os dados] em fevereiro e até hoje não tiveram resposta sobre o número provisório. Se eu não tenho um número provisório, não consigo acessar o site do SNS para fazer o autoagendamento de acordo com a faixa etária”, explica Hastenreiter à Sputnik Brasil.

Longas filas para vacinação

A semana começou novamente com longas filas em alguns centros de vacinação, sobretudo naqueles em que adotaram a modalidade “casa aberta”, sem que seja necessário o agendamento. Na segunda-feira (5), isso aconteceu no Pavilhão Carlos Queiroz, no município de Oeiras, com milhares de pessoas formando uma fila que dava a volta ao centro esportivo.

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano nacional de vacinação, esteve no local para acompanhar o movimento e disse à Agência Lusa que o problema já era esperado, mas que vai tentar melhorar o processo.

“Vim cá perceber o que se passava ‘in loco’ para ter a certeza e vou agora tomar as medidas que forem necessárias para tentar que isto não volte a acontecer, apesar de que nesta semana e na próxima a probabilidade de existirem filas seja elevada face ao ritmo de vacinação muito elevado que vamos ter”, explicou Gouveia e Melo, citado pela Lusa.

Na última semana, o autor desta reportagem enfrentou mais de uma hora de espera para receber a primeira dose da vacina no Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, no bairro da Graça, em Lisboa. A imunização estava marcada para as 11h59, mas ocorreu apenas depois das 13h00.

Apesar de a fila ao lado de fora ter andado razoavelmente rápido, foi longo o tempo de espera no interior do centro de vacinação. As pessoas eram acomodadas em fileiras de cadeiras, e uma máscara descartável era distribuída na entrada. Após a imunização, antes de ser liberado, era preciso ficar sentado mais meia hora na área de recobro a fim de ver se haveria alguma reação adversa.

Até o momento, 36,43% dos portugueses já estão completamente imunizados e 59,13% já receberam ao menos a primeira dose. A partir desta segunda-feira (5), pessoas com mais de 27 anos puderam começar a fazer o autoagendamento on-line.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …