O paciente infectado foi levado para quarentena e os riscos de epidemia são baixos, informaram as autoridades.
A China confirmou que identificou seu primeiro caso de infecção humana por gripe aviária. As informações são da agência de notícias governamental, Xinhua News.
O caso foi registrado em Macau, disseram as autoridades sanitárias da Região Administrativa Especial.
Segundo o Gabinete de Saúde de Macau, um comerciante de aves foi colocado em quarentena após uma amostra do mercado de aves ter dado positivo para a gripe aviária, testando positivo para o vírus H7N9 na quarta-feira (14).
O comerciante está hospitalizado e não apresenta sintomas até o momento. Ele e a esposa não tiveram contato próximo com outras pessoas, portanto, o risco de epidemia é baixo.
O Gabinete e o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais proibiram todo o comércio de aves vivas, depois que uma amostra de aves testou positivo para a gripe aviária H7 na terça-feira.
Gripe aviária é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. Tendo sido identificada em Itália por volta de 1900, é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático.
Existem também casos recentes na Turquia, Romênia e Inglaterra. Apenas aves foram infectadas nos três lugares.
Os vírus da Influenza estão em constante evolução, assim como qualquer outro vírus ou organismo.
Porém, devido à natureza de seu genoma segmentado, além da evolução através de mutações que normalmente se observa em outros vírus, o vírus da gripe também pode sofrer um tipo de recombinação, em que novos vírus são produzidos com uma mistura de genes em seu interior provenientes de dois (ou mais) vírus diferentes.
Isso possibilita que vírus bastante diferentes dos usuais sejam gerados repentinamente.
Em 2013 o Ministério da Saúde Chinês comunicou à Organização Mundial da Saúde a identificação, pela primeira vez, do novo vírus H7N9, variante recombinante do Influenza A, que causa doenças em humanos.
Não está descartada a possibilidade de transmissão entre pessoas; caso isto ocorra de maneira sustentada, é possível que seja declarada uma Pandemia.
// Sputnik News / Wikipedia