Acidente em um jogo de dardos pode ter desencadeado as “Guerras do Arco e Flecha”

University of Aberdeen

Restos de 28 corpos e mais de 60 mil artefatos em Agaligmiut, no Alasca revelaram evidências de um massacre legendário

Arqueólogos descobriram a cena de um massacre ocorrido 350 anos atrás, no Alasca (EUA). A matança lendária aconteceu durante uma guerra que pode ter começado com um acidente em um jogo de dardos.

O achado revela as maneiras horríveis como as pessoas de uma cidade foram executadas e confirma pelo menos parte da lenda que foi transmitida ao longo dos séculos pelo povo Yup’ik.

A escavação foi realizada na cidade de Agaligmiut, hoje frequentemente chamada de Nunalleq. Os cientistas descobriram os restos de 28 pessoas que morreram durante o massacre, bem como 60.000 artefatos bem preservados.

De acordo com os líderes da escavação, Rick Knecht e Charlotta Hillerdal, professores de arqueologia da Universidade de Aberdeen (Escócia), Agaligmiut tinha um grande complexo interconectado projetado para tornar a defesa da cidade mais fácil. A estrutura terminou queimada e cheia de pontas de flechas.

Algumas das 28 pessoas encontradas “foram amarradas e executadas”. “Elas estavam viradas para baixo e algumas tinham buracos na parte de trás de seus crânios do que parece uma lança ou flecha”, detalha Knecht.

Os pesquisadores não podem dizer quando exatamente o massacre ocorreu, mas o complexo foi construído em algum momento entre 1590 e 1630, e destruído por um ataque e incêndio em algum momento entre 1652 e 1677.

O massacre ocorreu durante o que os historiadores chamam “Guerras de Arco e Flecha”, uma série de conflitos no Alasca durante o século XVII. Para entender melhor o que se passou, no entanto, os pesquisadores precisam separar lenda de realidade.

De acordo com uma lenda Yup’ik, o conflito começou durante um jogo de dardos quando um menino acidentalmente acertou outro no olho com um dardo. O pai do menino machucado, por sua vez, arrancou os dois olhos do garoto que causou a lesão. Então, um parente do garoto que teve ambos os olhos arrancados retaliou, e assim por diante.

O conflito foi se intensificando conforme outros membros da família dos dois meninos se envolveram na disputa. Um mero acidente infantil, logo, teria resultado em uma série de guerras pelo Alasca e pelo Território de Yukon, no Canadá.

A lenda: a emboscada

Histórias passadas ao longo dos séculos contam como o povo de Agaligmiut, liderado por um homem chamado Pillugtuq, montou um grupo de guerra e foi atacar outra aldeia que possuía vários nomes, incluindo Pengurmiut e Qinarmiut.

As pessoas desta outra aldeia foram avisadas do perigo que se aproximava, e emboscaram os combatentes, matando ou dispersando todos os seus guerreiros.

Em uma das histórias da emboscada, as mulheres da aldeia vestiram-se como homens e participaram da arapuca, usando arcos e flechas para atacar o grupo de guerra de Agaligmiut. Outra história diz que, pouco antes de o grupo deixar Agaligmiut, um xamã avisou a Pillugtuq que Agaligmiut seria reduzida a cinzas, um aviso que este teria ignorado.

Depois da emboscada, os guerreiros da outra aldeia de fato seguiram para Agaligmiut, matando o restante de seus habitantes e queimando o local. Como a maioria dos homens em idade de lutar estava com o grupo de guerra que havia sido emboscado, o massacre consistiu principalmente de mulheres, crianças e homens idosos.

Descobertas arqueológicas confirmam que Agaligmiut foi queimada, e os 28 corpos encontrados consistem principalmente de mulheres, crianças e homens mais velhos. “Havia apenas um homem em idade de lutar”, disse Knecht.

Também foram encontrados cerca de 60.000 artefatos que contam como era a vida em Agaligmiut antes do massacre. Entre os objetos estão bonecas, máscaras de madeira e cestas de capim.

O permafrost manteve os itens excepcionalmente preservados. “É incrível, muitas dessas coisas poderiam ser usadas hoje em dia. Em alguns casos, a madeira ainda estava brilhante e nem mesmo escurecida pela idade”, afirma Knecht.

As máscaras de madeira são alguns dos artefatos mais interessantes. Eram usadas em danças e muitas vezes descrevem uma pessoa se transformando em um animal ou vice-versa. Já as figuras e bonecas eram utilizadas para uma variedade de propósitos, incluindo rituais religiosos e como brinquedos.

Uma equipe do 3DVisLab da Universidade de Dundee (Escócia) está atualmente criando digitalizações em 3D altamente detalhadas dos artefatos descobertos, que deverão ajudar estudantes e pesquisadores a aprenderem mais sobre os costumes e a vida em Agaligmiut no século XVII.

Para além das diferentes histórias que existem, os pesquisadores sabem que as Guerras de Arco e Flecha ocorreram durante um período de tempo chamado de “Pequena Idade do Gelo”, no qual a região passou de um pouco mais quente do que é agora a um pouco mais fria em um período muito curto de tempo.

“O clima mais frio pode ter causado uma escassez de alimentos que poderia ter contribuído para o desencadeamento do conflito”, explicou Knecht.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …