Açúcar ameaça arruinar sistema de saúde da China

A vida sedentária somada ao crescente apetite pela fast-food transformaram a China no país com maior número de obesos do mundo, enquanto a diabetes já ameaça arruinar o sistema sanitário da nação mais populosa do planeta.

Nos últimos 35 anos, o número de crianças com obesidade ou sobrepeso se quadruplicou, o que transformou este transtorno em uma epidemia que alerta não só especialistas sanitários, mas também economistas, que advertem para o impacto que terá muito em breve o alto custo da obesidade e da diabetes para os cofres da segunda potência econômica mundial.

O número de afetados pela diabetes segue aumentando sem controle e, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já afeta mais de 110 milhões de chineses (10% da população adulta), enquanto outros 500 milhões são pré-diabéticos.

“Neste ponto, o sistema sanitário chinês simplesmente não é capaz de fazer frente a estas quantidades tão grandes”, declarou à Agência EFE Justin Fendos, pesquisador da Universidade de Fudan, em Xangai.

Segundo alguns estudos, o custo médio de um tratamento contra a diabetes nos hospitais chineses é de cerca de US$ 3.200 anuais por paciente, “embora seja importante levar em conta que nem tudo está coberto pelo governo”.

Caso todos os pacientes com diabetes fossem tratados com dinheiro público, a China necessitaria de cerca de US$ 352 bilhões, o que representa quase 2,75% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017.

Não é realista pensar que o governo pode absorver uma despesa tão grande”, comentou Fendos, que alerta também para o fato de que cerca de dois terços dos chineses que sofrem diabetes nem sequer estão a par de sua condição, o que evidencia deficiências no diagnóstico e na conscientização social.

Enquanto a China centra seus esforços no seu crescimento econômico, os especialistas advertem que estão sendo deixadas de lado ameaças importantes para sua estabilidade em longo prazo.

O novo sonho da China é a prosperidade e uma vida sustentável para o futuro”, disse em uma conversa com jornalistas Peggy Liu, diretora da Joint US-China Collaboration on Clean Energy (JUCCCE), organização ambiental que trabalha na China desde 2007.

O bem-estar físico é tão importante quanto o econômico, lembrou Liu, frisando a importância de educar os menores (20% das crianças chinesas sofrem sobrepeso) para mudar seus hábitos na dieta, invadida na atualidade por produtos com altos níveis de açúcar, sal e gorduras.

“É preciso influenciá-las antes que se transformem em viciados em açúcar, a maior droga do mundo”, ressaltou.

A JUCCCE promove programa “Food Heroes”, que é realizado em colégios e shoppings de todo o país para educar os menores e suas famílias sobre os benefícios de fazer boas escolhas na mesa.

A eficácia deste tipo de programa está demonstrada em países como Japão e Coreia do Sul, onde, após implantá-los de maneira obrigatória nos centros educativos, se conseguiu registrar as taxas mais baixas de obesidade no mundo todo.

Segundo Liu, estes programas devem estar acompanhados de outras ações governamentais como a imposição de impostos de entre 20% e 50% aos produtos com altos níveis de açúcar.

“A arrecadação seria destinada a financiar estes programas educativos. Os impostos também obrigariam os fabricantes a reduzir os níveis de açúcar“, sugeriu.

Joan Kaufman, da Escola Médica de Harvard, também adverte para as deficiências que a China enfrenta nos seus trabalhos de prevenção destes tipos de doenças, que podem chegar a colapsar o sistema sanitário.

Apenas com uma prevenção adequada e detecção antecipada se pode conter a epidemia do açúcar no gigante asiático, onde a diabetes já causa cerca de um milhão de mortes a cada ano, 40% delas em idades prematuras (antes dos 70 anos), segundo a OMS.

“Os hospitais da China e os sistemas de seguros médicos se verão cada vez mais saturados pelo custo da morbidez e da mortalidade de doenças crônicas na população que está envelhecendo”, destacou Kaufman.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …

Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar. A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato …

Influenciadas por Marielle, candidatas negras destacam luta por direitos humanos

O número de mulheres negras candidatas aumentou em 16% das eleições de 2014 para as de 2018 de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algumas delas têm como plataforma de luta os direitos …