Advogado mais jovem do Brasil é de Brasília e tem apenas 18 anos

(dr)

Mateus ao centro, com os irmãos João e Clarissa, também advogados

O mais jovem advogado do Brasil recebeu nesta sexta (27) a carteira da Ordem dos Advogados Brasil (OAB). Ele tem apenas 18 anos de idade e bateu o recorde anterior que era de um jovem de 19 anos.

Mateus de Lima Costa Ribeiro nasceu em 2 de fevereiro de 2000, em Brasília. Ele é filho de dois advogados: João Costa Ribeiro Filho e Rosilene de Lima Costa Ribeiro. O jovem contou em entrevista ao SNB que entrou na Universidade de Brasília (UnB), quando tinha 14 anos, antes mesmo de se formar do ensino fundamental.

“Quando eu passei no vestibular, eu ainda estava na metade do nono ano, não tinha nem começado o ensino médio ainda e a UnB exige que você tenha concluído o ensino médio para entrar na faculdade”, conta.

Sabendo que Mateus era um aluno muito acima da média, a família dele entrou com um pedido de liminar na justiça para autorizar o jovem a entrar na universidade tão cedo. “Nós tivemos que entrar na justiça para eu ter uma permissão para fazer um supletivo, para eu concluir o ensino médio no supletivo e só então fazer a minha matrícula na faculdade”, lembra.

A justiça autorizou e o jovem foi obrigado a passar por uma verdadeira maratona para conquistar a vaga. “No supletivo eu tive que fazer os quatro anos – o nono ano, o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio – em 24 horas, porque a matrícula da UnB estava acabando. Eu fiz cerca de 50 provas em 24 horas e passei em todas”, comemora.

Então, em julho de 2014, aos 14 anos, Mateus entrou na UnB.

O brasiliense concluiu o curso de Direito este mês, exatamente no dia 17 de julho, quando estava com 18 anos, 5 meses e 15 dias. Assim, ele se tornou o mais jovem bacharel em Direito da história formado em universidade federal.

E antes de se formar em Direito, foi aprovado no XXV Exame da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil e recebeu sua carteira de advogado nesta sexta, 27 de julho de 2018, com 18 anos, 5 meses e 25 dias, quando conquistou o título de advogado mais jovem do Brasil.

O secretário-geral da OAB-DF, Jacques Veloso, disse que o Mateus preenche todos os requisitos e está apto a exercer a atividade. “Está tudo dentro da legalidade. Nos sentimos orgulhosos de ter o advogado mais jovem do Brasil”, elogiou em entrevista ao Metrópoles.

Prodígio

Apesar da pouca idade, Mateus já é fluente em português, inglês, francês e espanhol. E desde os 11 anos, a família sabe que ele tem habilidades especiais.

O aviso foi dado pelos professores dele em 2011, quando o menino foi convidado a estudar no Centro para Juventude Talentosa – Center for Talented Youth – da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Em 2013, o adolescente recebeu, na Universidade de Yale, o prêmio anual de conquista acadêmica, do programa International Talent Search, por estar entre os melhores 10% dos alunos do Center for Talented Youth.

Aos 13 anos, foi aprovado no vestibular de Direito da Universidade Católica de Brasília, em 7º lugar, mas não ingressou no curso.

Em 2014, aos 14 anos, venceu a Olimpíada Regional do Distrito Federal de Raciocínio, jogando damas.

Em 2017, aos 17 anos, venceu o Concurso Literário da Universidade de Brasília. Entre 150 concorrentes, Mateus ficou em 1º lugar da categoria Contos e Crônicas.

Agora com a carteirinha da OAB nas mãos, o novo advogado revelou que está cheio de planos. “E quero advogar nas áreas de direito constitucional, eleitoral e penal. Mas também vou seguir na carreira acadêmica, fazer mestrado e doutorado”, conclui.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …