Advogado mais jovem do Brasil é de Brasília e tem apenas 18 anos

(dr)

Mateus ao centro, com os irmãos João e Clarissa, também advogados

O mais jovem advogado do Brasil recebeu nesta sexta (27) a carteira da Ordem dos Advogados Brasil (OAB). Ele tem apenas 18 anos de idade e bateu o recorde anterior que era de um jovem de 19 anos.

Mateus de Lima Costa Ribeiro nasceu em 2 de fevereiro de 2000, em Brasília. Ele é filho de dois advogados: João Costa Ribeiro Filho e Rosilene de Lima Costa Ribeiro. O jovem contou em entrevista ao SNB que entrou na Universidade de Brasília (UnB), quando tinha 14 anos, antes mesmo de se formar do ensino fundamental.

“Quando eu passei no vestibular, eu ainda estava na metade do nono ano, não tinha nem começado o ensino médio ainda e a UnB exige que você tenha concluído o ensino médio para entrar na faculdade”, conta.

Sabendo que Mateus era um aluno muito acima da média, a família dele entrou com um pedido de liminar na justiça para autorizar o jovem a entrar na universidade tão cedo. “Nós tivemos que entrar na justiça para eu ter uma permissão para fazer um supletivo, para eu concluir o ensino médio no supletivo e só então fazer a minha matrícula na faculdade”, lembra.

A justiça autorizou e o jovem foi obrigado a passar por uma verdadeira maratona para conquistar a vaga. “No supletivo eu tive que fazer os quatro anos – o nono ano, o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio – em 24 horas, porque a matrícula da UnB estava acabando. Eu fiz cerca de 50 provas em 24 horas e passei em todas”, comemora.

Então, em julho de 2014, aos 14 anos, Mateus entrou na UnB.

O brasiliense concluiu o curso de Direito este mês, exatamente no dia 17 de julho, quando estava com 18 anos, 5 meses e 15 dias. Assim, ele se tornou o mais jovem bacharel em Direito da história formado em universidade federal.

E antes de se formar em Direito, foi aprovado no XXV Exame da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil e recebeu sua carteira de advogado nesta sexta, 27 de julho de 2018, com 18 anos, 5 meses e 25 dias, quando conquistou o título de advogado mais jovem do Brasil.

O secretário-geral da OAB-DF, Jacques Veloso, disse que o Mateus preenche todos os requisitos e está apto a exercer a atividade. “Está tudo dentro da legalidade. Nos sentimos orgulhosos de ter o advogado mais jovem do Brasil”, elogiou em entrevista ao Metrópoles.

Prodígio

Apesar da pouca idade, Mateus já é fluente em português, inglês, francês e espanhol. E desde os 11 anos, a família sabe que ele tem habilidades especiais.

O aviso foi dado pelos professores dele em 2011, quando o menino foi convidado a estudar no Centro para Juventude Talentosa – Center for Talented Youth – da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Em 2013, o adolescente recebeu, na Universidade de Yale, o prêmio anual de conquista acadêmica, do programa International Talent Search, por estar entre os melhores 10% dos alunos do Center for Talented Youth.

Aos 13 anos, foi aprovado no vestibular de Direito da Universidade Católica de Brasília, em 7º lugar, mas não ingressou no curso.

Em 2014, aos 14 anos, venceu a Olimpíada Regional do Distrito Federal de Raciocínio, jogando damas.

Em 2017, aos 17 anos, venceu o Concurso Literário da Universidade de Brasília. Entre 150 concorrentes, Mateus ficou em 1º lugar da categoria Contos e Crônicas.

Agora com a carteirinha da OAB nas mãos, o novo advogado revelou que está cheio de planos. “E quero advogar nas áreas de direito constitucional, eleitoral e penal. Mas também vou seguir na carreira acadêmica, fazer mestrado e doutorado”, conclui.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …