Jovem da periferia do Rio ganha bolsa de estudos em Israel

(dr)

Lisiane

A jovem Lisiane, 17 anos, mora no subúrbio do Rio de Janeiro. Ela nasceu em uma família humilde: o pai não fez faculdade e a mãe sequer terminou o ensino fundamental, mas apesar disso, eles sempre incentivaram a filha nos estudos, já que sem uma educação de qualidade, foram privados de muitos sonhos.

Em 2015, quando terminou o ensino fundamental, a jovem ganhou um bolsa de estudos integral para estudar em um dos melhores colégios do Rio. “No primeiro ano, precisei superar os complexos adquiridos por uma cultura de submissão e desesperança de onde moro, mas, mais perto ainda de mim, estavam os valores dos meus pais”, disse ela.

“Assim, aprendi sobre formar um bom time, estabelecer metas e assumir a liderança do meu sonho: contribuir para a paz por meio da sustentabilidade e da educação.”

Em 2017, Lisiane entrou para o Parlamento Jovem Brasileiro, através de um concurso nacional oferecido pela Câmara dos Deputados. Ela apresentou uma proposta de lei de implementação parcial de um sistema de irrigação por gotejamento na zona radicular da planta por meio de canos, evitando desperdício, evaporação e lixiviação.

A jovem foi aprovada para simular a jornada de uma deputada no Congresso Nacional, onde articulou a formação do maior partido do programa e foi presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, aprovando a lei que propôs por unanimidade.

“Esses resultados foram combustíveis para as ações seguintes. Comecei a coordenar o Movimento ImagineSUS, que visa a valorização e aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, e criei e dirigi com uma equipe incrível a I Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil que atingiu todo o Brasil e países próximos, como o Uruguai, além de ter a presença e divulgação da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência e da ONU”, explica Lisiane.

A carioca não parou de emplacar um projeto incrível atrás do outro e de receber oportunidades de instituições de ensino internacionais, como a Academia de Ciências de Nova York, que oferece apoio a mil garotas de todo o mundo, através do programa 1000 girls, 1000 futures, e a chance de se tornarem membros da Aliança Global de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Lis, como é chamada, pretende realizar esses e outros sonhos, que impactam a vida de pessoas e do meio ambiente, no Eastern Mediterranean International Shcool, um colégio interno de ensino médio, cuja missão é fazer da educação uma força em prol da paz e da sustentabilidade, em Israel.

Ela ganhou uma bolsa de estudos do colégio, para dois anos, e agora espera levantar fundos para pagar os custos da viagem. Para isso, Lis criou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Vakinha. A campanha termina no dia 1º de agosto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …