Alexeï Navalny: ONU exige inquérito independente a “tentativa de assassínio”

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

O opositor russo Alexeï Navalny, saiu a 7 de Setembro do coma profundo em que se encontrava desde 20 de Agosto, após ter sido envenenado na Sibéria, o que a ONU considera “crime grave” e “tentativa de assassínio” e exige à Rússia um “inquérito profundo, transparente, independente e imparcial”, Moscovo continua a negar qualquer implicação no envenenamento de Navalny.

Michelle Bachelet, alta-comissária da ONU para os direitos humanos, exigiu esta terça-feira, 8 de Setembro que a Rússia faça um inquérito “profundo, transparente, independente e imparcial” sobre o “crime grave” e “tentativa de assassínio” do opositor russo Alexeï Navalny, envenenado na Sibéria a 20 de Agosto, o que Moscovo continua a negar.

Alexeï Navalny, advogado de 44 anos, e principal opositor de Vladimir Putin, saiu a 7 de Setembro do estado de coma profundo induzido, em que se encontrava desde 20 de Agosto, anunciou em comunicado o hospital La Charité, em Berlim.onde ele está internado desde 22 de Agosto.

A 7 de Setembro Navalny começou a reagir à voz, o seu estado de saúde é encorajador e gradualmente ele vai ser desligado do ventilador, que até agora lhe permite respirar, mas deverá guardar sequelas ainda imprevisíveis da sua intoxicação, segundo o hospital La Charité.

O governo alemão afirmou após análises num laboratório militar, que Alexeï Navalny apresenta de “forma inequívoca evidências da presença do agente químico neurotóxico do tipo Novichok” – substância desenvolvida no tempo da União Soviética e utilizada pela Rússia para envenenar na Grã Bretanha em Março de 2018 o ex-agente duplo russo Sergueï Skripal e a sua filha Yulia – e garante que Navalny foi intoxicado a 20 de Agosto na Sibéria.

O ministério russo dos negócios estrangeiros que acusou neste domingo, 6 de Setembro, a Alemanha de “jogo duplo” e de estar “atrasar o inquérito sem fornecer provas”, qualificou nesta segunda-feira, 7 de Setembro, de “absurdas e inaceitáveis” as tentativas de “associar a Rússia, seja de que forma for ao que se passou” com Alexeï Navalny e anunciou esta terça-feira ter convocado o embaixador alemão em Moscovo

A Alemanha que assume a presidência rotativa da União Europeia, ameaça sanções se a Rússia não fornecer explicações nos próximos dias, com eventuais consequências sobre o controverso projecto de gasoduto Nord Stream 2, um projecto bilionário de 1.200 kms, iniciado em 2011 e destinado a abastecer a Alemanha e a Europa com gás russo.

O projecto Nord Stream 2, muito criticado pelos Estados Unidos, Polónia e Ucrânia, é liderado pela empresa estatal russa Gazprom e nele trabalham uma centena de empresas europeias, cuja maioria é alemã.

A chanceler Angela Merkel concorda com as declarações proferidas pelo ministro das Relações Exteriores Heiko Maas a 6 de Setembro, que no domingo advertiu, que se a Rússia não cooperar na investigação sobre o caso Navalny, a Alemanha será “obrigada” a repensar sua contribuição no projecto de gasoduto Nord Stream 2.

O governo britânico por sua vez, convocou esta segunda-feira, 7 de Setembro o embaixador da Rússia em Londres, a quem manifestou a sua “profunda preocupação com o envenenamento de Alexeï Navalny” afirmando que “é completamente inaceitável, que tenham usado uma arma química proíbida, e a Rússia deve fazer uma investigação completa e transparente”, afirmou o chefe da diplomacia Dominic Raab.

A tensão diplomática entre Londres e Moscovo subiu em 2018 com o caso Skripal, mas já em 2006, um ex-agente secreto russo no exílio na Grã-Bretanha, Alexander Litvinienko, morreu vítima de polónio-210, uma substância radioactiva extremamente tóxica e Londres também acusou Moscovo.

“A União Europeia apela a uma resposta internacional conjunta e reserva-se o direito de tomar as medidas apropriadas, incluindo medidas restrictivas”, declarou o alto representante da UE, Josep Borrell, no dia 3 de Setembro.

Os diferentes governos discutem qual o tipo de sanções a adoptar, que poderiam ser individuais e/ou sectoriais, como sucedeu em 2018 com o caso Skripal.

França e Alemanha, pretendem levar o caso à Organização para a Proibição de Armas Químicas, como sucedeu com a Síria, o que provocou aliás tensões com a Rússia.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …