Alexei Navalny recebe prêmio de direitos humanos da UE

Prêmio Sakharov vai para o líder oposicionista russo “pela sua consistente luta contra a corrupção do regime de Vladimir Putin”, anuncia o Parlamento Europeu.

O líder oposicionista russo Alexei Navalny, de 45 anos, ganhou o principal prêmio de direitos humanos da União Europeia (UE), o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, nesta quarta-feira (20/10).

Navalny foi distinguido “pela sua consistente luta contra a corrupção do regime de Vladimir Putin”, afirmou o presidente do Parlamente Europeu, David Sassoli. “Por causa disso ele foi envenenado e posto na cadeia”, acrescentou.

“Ao darmos o Prêmio Sakharov a Alexei Navalny, reconhecemos sua imensa bravura e reiteramos o firme apoio do Parlamento Europeu a sua libertação imediata”, disse Sassoli.

O Prêmio Sakharov leva o nome do físico, dissidente soviético e Prêmio Nobel da Paz Andrei Sakharov e é dotado de 50 mil euros. A cerimônia de entrega será em 15 de dezembro, em Estrasburgo.

O oposicionista russo era um dos indicados ao prêmio, ao lado de um coletivo de mulheres afegãs que lutam pelos direitos humanos e pela igualdade e que sofrem represálias dos talibãs e da ex-presidente interina da Bolívia Jeanine Áñez.

Navalny é um dos principais opositores do presidente Vladimir Putin e está preso desde janeiro deste ano na Rússia. Ativista contra a corrupção, Navalny se tornou conhecido por suas investigações sobre o modo de vida e irregularidades financeiras das elites russas.

A homenagem a ele deverá piorar ainda mais as relações entre a União Europeia e a Rússia.

Envenenado e depois preso

Navalny foi detido em janeiro em Moscou ao retornar da Alemanha, onde passou cinco meses se recuperando de um envenenamento por um agente nervoso desenvolvido na época da União Soviética. Ele acusa o Kremlin de tentar matá-lo. O governo russo nega.

Em fevereiro, um tribunal da Rússia sentenciou Navalny a três anos e meio de prisão. A Justiça alegou que o ativista, em sua estada na Alemanha, violou as condições de sua liberdade condicional relacionada a uma sentença proferida em 2014 ao não se apresentar regularmente para as autoridades.

A sentença original envolve um suposto caso de fraude, num processo que foi considerado politicamente motivado e declarado ilícito pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

A prisão de Navalny foi o estopim para protestos contra o Kremlin. Milhares de pessoas saíram às ruas em dezenas de cidades para exigir a libertação do ativista e demonstrar insatisfação com o governo autoritário do presidente Putin. A reação das autoridades foi dura, e mais de 10 mil pessoas foram detidas.

Na prisão, o opositor chegou a fazer uma greve de fome. Ele passou 24 dias sem comer para protestar contra a recusa das autoridades em permitir que ele fosse examinado por um médico particular. Navalny reclamava de fortes dores nas costas e dormência nas mãos e nas pernas.

Cotado para o Nobel da Paz

Navalny era um dos nomes mais cotados para receber o Prêmio Nobel da Paz em casas de apostas. O prêmio foi outorgado a outro russo, o jornalista Dmitry Muratov, ao lado da filipina Maria Ressa.

Logo após ser informado de que era um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2021, Muratov disse que Navalny deveria ter recebido a distinção.

Navalny, por sua vez, felicitou Muratov e disse que o prêmio foi merecido. “O mundo precisa de um jornalismo que não tenha medo da verdade”, declarou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …