Alunas baianas transformam óleo de cozinha em sabonete para os sanitários da escola

(dv) Web Rádio Água / The Greenest Post / RPA

O óleo de cozinha pode causar grandes problemas à natureza, se descartado de maneira incorreta. Preocupadas com esse problema, as estudantes Quênia Costa de Carvalho, Gilvania dos Santos da Silva e Ana Paula Santos de Moura, do Colégio Estadual Manuel Benedito Mascarenhas, de Muritiba, na Bahia, bolaram uma solução: transformar o material, após sua utilização, em sabonetes.

Orientadas pela professora Lucineide Ramos, as meninas desenvolveram uma receita de sabonete com PH neutro e que pode ser adaptada para lavar louças e roupas. A proposta, aliada ao baixo custo de produção (17 centavos a unidade), resolveu o problema dos banheiros da escola. O trabalho também serviu para conscientizar a comunidade sobre o problema ambiental.

Para cada litro de óleo, 28 sabonetes são produzidos ao custo de R$ 0,17 cada um. O óleo utilizado para a produção dos sabonetes foi doado por comerciantes e colegas de todo colégio e os estudantes promoveram um bazar para levantar recursos e comprar os demais materiais necessários para a produção.

O sucesso foi tanto que o produto foi apresentado na Feira de Ciências e Matemática da Bahia (FECIBA).

(dr) Desafios Criativos da Escola

Atualização (26/07): No modo de preparo, está indicado a dissolução de 125g de hidróxido de sódio em 400 ml de água; mas, conforme indicado pelo leitor Paulo Kroeff de Souza, a informação contradiz a lista de produtos a serem utilizados na receita. O correto é 25g de hidróxido de sódio.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que há um ERRO GRAVE na receita “Como fazer sabonete com óleo de cozinha”. No “modo de preparo” se fala em 125g de hidróxido de sódio o que me parece uma dose fortíssima, enorme, e está em contradição com os 25g indicados no início, no “para fazer a receita”. Disso pode resultar um sabonete perigosíssimo e que queimará a pele das pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …