Aplicativo irá bloquear distrações enquanto estudamos

Chama-se Tiger Time e é um aplicativo que visa “bloquear” distrações das redes sociais em momentos de estudo ou trabalho. Desenvolvido por um jovem português, o app pretende fazer crescer o conceito de traduzir minutos de atenção em descontos.

Johny Cartucho, de mãe canadense e pai português, tirou proveito da sua fluência em inglês e seguiu até a Universidade britânica de Loughborough, para o curso de engenharia eletrônica, que o obrigou ao estudo da linguagem de programação C++. “Era uma experiência muito frustrante porque era um tópico muito denso e muito complicado”, relata.

Foram vários os aplicativos que falharam para o jovem conseguir “pelo menos 30 minutos sem ficar distraído”. Agora, com 23 anos, Cartucho começou a imaginar o Tiger Time, que deverá chegar ao mercado em duas semanas.

“Assim do nada”, o jovem ganhou uma competição na universidade e o passaporte para a 1ª edição de Cascais da European Innovation Academy, em agosto de 2017, “onde mudou tudo”.

No evento sobre inovação, que durou três semanas, ele reuniu uma equipe internacional para desenvolver sua ideia de criar a “melhor interface do mercado” para a “ferramenta mais famosa no mundo da produtividade: a ‘pomodoro tecnique’” e garantir foco “interna e externamente”.

Daí até a promotora de startups Beta-i, em Lisboa, e a um financiamento de 10 mil euros foram passos rápidos. Foi no escritório da Beta-i que o empreendedor explicou o roadmap do produto, que, na fase inicial, passou apenas pela aplicação de técnicas de recompensa de videogames, como pontos de experiência, mas que pode vir a ser descontos.

Entre os vários objetivos de Cartucho, está o estabelecimento de parcerias com marcas, possibilitando que minutos de concentração possam ser traduzidos em descontos. “Vamos começar muito pequenos e focados no utilizador individual e ver se conseguimos trazer valor, para depois falarmos com empresas e oferecer valor de maneira mais direta”, explica.

Em pequeno ou grande, o princípio do aplicativo é “detectar se sua tela foi trocada”, por exemplo, por uma rede social.

“O sistema diz: já não está ganhando ranking, experiência ou descontos”, como se tratasse de um jogo. Cabe ao utilizador definir o tempo para se focar e seguir depois os períodos definidos para atividade intensa e intervalo.

O jovem empreendedor revela ainda que a publicitação do método será feita dentro de “núcleos de estudantes”, online e offline, já que haverá contatos em bibliotecas e em grupos do Facebook.

Esses projetos contam com a ajuda do programador irlandês Adam O’Neill, que resolveu não abandonar a equipe do Tiger Time e trocar Dublin por Lisboa.

Depois da European Innovation Academy e da entrada na Beta-i, o jovem pensou em prós e contras e chega a uma conclusão: “Mesmo que corra mal, eu terei ganho uma enorme experiência e conhecimento, especialmente para alguém da minha idade. Tendo ambos 23 anos, somos novos para montar o próprio negócio e pensamos: vale a pena o risco”.

Hoje, o jovem garante trabalhar de “forma mais eficaz” e consultar menos o Facebook, em um depoimento sobre a importância de ganhar consciência de vícios que nem sempre são reconhecidos como tal.

“Não reconhecemos que somos viciados no Facebook ou no Instagram. Mas quando nos sentamos e tentamos concentrar durante duas horas, percebemos que é quase impossível desenvolver apenas uma tarefa”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …