Após anos sem machos, fêmea de tubarão se reproduz sozinha

makitani / Flickr

Tubarão-zebra em aquário

Tubarão-zebra em aquário

Depois de 13 anos vivendo em um tanque com o seu parceiro em Townsville, na Austrália, Leonie, uma fêmea da espécie tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum), foi separada dele e colocada em locais diferentes. Desde então, ela não esteve acompanhada de nenhum macho, mas aprendeu que não precisava de um para pôr em prática o seu lado materno.

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, a cientista Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland (Austrália), e seus colegas utilizaram um processo chamado de genotipagem para identificar algumas regiões do DNA de Leonie para entender como ela conseguiu se reproduzir sem a necessidade de um macho.

Christine Dudgeon diz que ela e seus colegas ficaram surpresos com o caso e cogitaram a possibilidade de Leonie ter guardado esperma do seu antigo parceiro e usado para fertilizar os óvulos. Porém, em testes realizados pela equipe, foi confirmado que os filhotes eram fruto de reprodução assexual e continham apenas o DNA da mãe.

Logo, Christine concluiu que a fêmea passou por um processo de partenogênese, quando embriões se desenvolvem sem a necessidade de serem fertilizados.

Era sabido que dragões-de-komodo e abelhas utilizam a partenogênese para se reproduzirem, mas a maioria das fêmeas destas espécies nunca tiveram contato com um macho antes, o que faz de Leonie um caso bastante incomum. Ela tinha um histórico sexual com um parceiro por 13 anos e depois alterou o próprio metabolismo para ser mãe quando não tinha mais a companhia de um macho.

Segundo a Christine, o óvulo de Leonie foi fertilizado por uma célula adjacente chamada “corpo contrário”, que contém o material genético da mãe. “Não é uma estratégia para sobreviver várias gerações porque o processo reduz a diversidade e as chances de adaptação”, explicou Dudgeon em entrevista ao New Scientist.

Ciberia //

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. – Como se já não fosse o suficiente​, algumas espécies de plantas, insetos, répteis e agora peixes… conseguindo reprodução “independente”.

    Nós os “machos” – reprodutores – estamos nos tornando um ATRASO para a evolução !??!?

    Já existem estudos que apontam que o famigerado XY, na realidade é um “erro” da MÃE-natureza e que na realidade o “Y” em questão nada mais é do que um “X” atrofiado, é que deste maneira surgiu de forma “posterior” o macho !???

    Bom… para as feministas de plantão não faltam argumentos para liquidar o nosso gênero, mas assim como nós “HOMENS” sempre dizemos… “O que seria de nós sem elas!”.

    – Bom meninas… rsrsrsrsss enquanto pudermos ser ÚTEIS… estamos aí.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …