Após anos sem machos, fêmea de tubarão se reproduz sozinha

makitani / Flickr

Tubarão-zebra em aquário

Tubarão-zebra em aquário

Depois de 13 anos vivendo em um tanque com o seu parceiro em Townsville, na Austrália, Leonie, uma fêmea da espécie tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum), foi separada dele e colocada em locais diferentes. Desde então, ela não esteve acompanhada de nenhum macho, mas aprendeu que não precisava de um para pôr em prática o seu lado materno.

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, a cientista Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland (Austrália), e seus colegas utilizaram um processo chamado de genotipagem para identificar algumas regiões do DNA de Leonie para entender como ela conseguiu se reproduzir sem a necessidade de um macho.

Christine Dudgeon diz que ela e seus colegas ficaram surpresos com o caso e cogitaram a possibilidade de Leonie ter guardado esperma do seu antigo parceiro e usado para fertilizar os óvulos. Porém, em testes realizados pela equipe, foi confirmado que os filhotes eram fruto de reprodução assexual e continham apenas o DNA da mãe.

Logo, Christine concluiu que a fêmea passou por um processo de partenogênese, quando embriões se desenvolvem sem a necessidade de serem fertilizados.

Era sabido que dragões-de-komodo e abelhas utilizam a partenogênese para se reproduzirem, mas a maioria das fêmeas destas espécies nunca tiveram contato com um macho antes, o que faz de Leonie um caso bastante incomum. Ela tinha um histórico sexual com um parceiro por 13 anos e depois alterou o próprio metabolismo para ser mãe quando não tinha mais a companhia de um macho.

Segundo a Christine, o óvulo de Leonie foi fertilizado por uma célula adjacente chamada “corpo contrário”, que contém o material genético da mãe. “Não é uma estratégia para sobreviver várias gerações porque o processo reduz a diversidade e as chances de adaptação”, explicou Dudgeon em entrevista ao New Scientist.

Ciberia //

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. – Como se já não fosse o suficiente​, algumas espécies de plantas, insetos, répteis e agora peixes… conseguindo reprodução “independente”.

    Nós os “machos” – reprodutores – estamos nos tornando um ATRASO para a evolução !??!?

    Já existem estudos que apontam que o famigerado XY, na realidade é um “erro” da MÃE-natureza e que na realidade o “Y” em questão nada mais é do que um “X” atrofiado, é que deste maneira surgiu de forma “posterior” o macho !???

    Bom… para as feministas de plantão não faltam argumentos para liquidar o nosso gênero, mas assim como nós “HOMENS” sempre dizemos… “O que seria de nós sem elas!”.

    – Bom meninas… rsrsrsrsss enquanto pudermos ser ÚTEIS… estamos aí.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …