Após anos sem machos, fêmea de tubarão se reproduz sozinha

makitani / Flickr

Tubarão-zebra em aquário

Tubarão-zebra em aquário

Depois de 13 anos vivendo em um tanque com o seu parceiro em Townsville, na Austrália, Leonie, uma fêmea da espécie tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum), foi separada dele e colocada em locais diferentes. Desde então, ela não esteve acompanhada de nenhum macho, mas aprendeu que não precisava de um para pôr em prática o seu lado materno.

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, a cientista Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland (Austrália), e seus colegas utilizaram um processo chamado de genotipagem para identificar algumas regiões do DNA de Leonie para entender como ela conseguiu se reproduzir sem a necessidade de um macho.

Christine Dudgeon diz que ela e seus colegas ficaram surpresos com o caso e cogitaram a possibilidade de Leonie ter guardado esperma do seu antigo parceiro e usado para fertilizar os óvulos. Porém, em testes realizados pela equipe, foi confirmado que os filhotes eram fruto de reprodução assexual e continham apenas o DNA da mãe.

Logo, Christine concluiu que a fêmea passou por um processo de partenogênese, quando embriões se desenvolvem sem a necessidade de serem fertilizados.

Era sabido que dragões-de-komodo e abelhas utilizam a partenogênese para se reproduzirem, mas a maioria das fêmeas destas espécies nunca tiveram contato com um macho antes, o que faz de Leonie um caso bastante incomum. Ela tinha um histórico sexual com um parceiro por 13 anos e depois alterou o próprio metabolismo para ser mãe quando não tinha mais a companhia de um macho.

Segundo a Christine, o óvulo de Leonie foi fertilizado por uma célula adjacente chamada “corpo contrário”, que contém o material genético da mãe. “Não é uma estratégia para sobreviver várias gerações porque o processo reduz a diversidade e as chances de adaptação”, explicou Dudgeon em entrevista ao New Scientist.

Ciberia //

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. – Como se já não fosse o suficiente​, algumas espécies de plantas, insetos, répteis e agora peixes… conseguindo reprodução “independente”.

    Nós os “machos” – reprodutores – estamos nos tornando um ATRASO para a evolução !??!?

    Já existem estudos que apontam que o famigerado XY, na realidade é um “erro” da MÃE-natureza e que na realidade o “Y” em questão nada mais é do que um “X” atrofiado, é que deste maneira surgiu de forma “posterior” o macho !???

    Bom… para as feministas de plantão não faltam argumentos para liquidar o nosso gênero, mas assim como nós “HOMENS” sempre dizemos… “O que seria de nós sem elas!”.

    – Bom meninas… rsrsrsrsss enquanto pudermos ser ÚTEIS… estamos aí.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …