Após anos sem machos, fêmea de tubarão se reproduz sozinha

makitani / Flickr

Tubarão-zebra em aquário

Tubarão-zebra em aquário

Depois de 13 anos vivendo em um tanque com o seu parceiro em Townsville, na Austrália, Leonie, uma fêmea da espécie tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum), foi separada dele e colocada em locais diferentes. Desde então, ela não esteve acompanhada de nenhum macho, mas aprendeu que não precisava de um para pôr em prática o seu lado materno.

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, a cientista Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland (Austrália), e seus colegas utilizaram um processo chamado de genotipagem para identificar algumas regiões do DNA de Leonie para entender como ela conseguiu se reproduzir sem a necessidade de um macho.

Christine Dudgeon diz que ela e seus colegas ficaram surpresos com o caso e cogitaram a possibilidade de Leonie ter guardado esperma do seu antigo parceiro e usado para fertilizar os óvulos. Porém, em testes realizados pela equipe, foi confirmado que os filhotes eram fruto de reprodução assexual e continham apenas o DNA da mãe.

Logo, Christine concluiu que a fêmea passou por um processo de partenogênese, quando embriões se desenvolvem sem a necessidade de serem fertilizados.

Era sabido que dragões-de-komodo e abelhas utilizam a partenogênese para se reproduzirem, mas a maioria das fêmeas destas espécies nunca tiveram contato com um macho antes, o que faz de Leonie um caso bastante incomum. Ela tinha um histórico sexual com um parceiro por 13 anos e depois alterou o próprio metabolismo para ser mãe quando não tinha mais a companhia de um macho.

Segundo a Christine, o óvulo de Leonie foi fertilizado por uma célula adjacente chamada “corpo contrário”, que contém o material genético da mãe. “Não é uma estratégia para sobreviver várias gerações porque o processo reduz a diversidade e as chances de adaptação”, explicou Dudgeon em entrevista ao New Scientist.

Ciberia //

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. – Como se já não fosse o suficiente​, algumas espécies de plantas, insetos, répteis e agora peixes… conseguindo reprodução “independente”.

    Nós os “machos” – reprodutores – estamos nos tornando um ATRASO para a evolução !??!?

    Já existem estudos que apontam que o famigerado XY, na realidade é um “erro” da MÃE-natureza e que na realidade o “Y” em questão nada mais é do que um “X” atrofiado, é que deste maneira surgiu de forma “posterior” o macho !???

    Bom… para as feministas de plantão não faltam argumentos para liquidar o nosso gênero, mas assim como nós “HOMENS” sempre dizemos… “O que seria de nós sem elas!”.

    – Bom meninas… rsrsrsrsss enquanto pudermos ser ÚTEIS… estamos aí.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …