Apple é multada em R$ 118 milhões por desacelerar iPhones antigos

A Apple foi multada em 25 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões, em conversão direta) pelo Órgão de Concorrência e Fraude da França (DGCCRF), por diminuir o desempenho de iPhones mais antigos.

A empresa admitiu, em 2017, que desacelerou o uso do processador para impedir que os modelos com baterias antigas se desligassem repentinamente.

A Apple concordou em pagar a multa.

O caso foi percebido e publicado em 2017 por um usuário no Reddit, que executou alguns testes de benchmark em seu iPhone 6 Plus antes e depois de trocar a bateria. Ele percebeu que o desempenho do celular foi significativamente superior após a substituição.

O assunto tomou proporções maiores quando John Poole, do Geekbench, escreveu uma matéria especial sobre o caso. O jornalista atribuiu este “problema de desempenho” a uma jogada da Apple para forçar os usuários a atualizarem seus iPhones em vez da apenas trocar bateria.

A Apple veio à público e admitiu que “lançou uma correção para desligamentos prematuros em 2016 para os iPhone 6, 6s e SE, que suaviza a demanda da CPU quando a bateria está antiga”, mas que tal prática não tinha a ver em aumentar seus lucros.

Na época, grupos de consumidores e governos ficaram indignados com o feito, principalmente porque faltou transparência da Apple com seus usuários sobre o recurso.

A Apple pediu desculpas e ofereceu substituições de baterias com desconto, mas não fugiu dos processos legais. Pelo menos 10 ações judiciais foram registradas nos Estados Unidos, como reportou a Reuters em dezembro de 2017, e uma na França.

Segundo a lei francesa, a obsolência planejada não é permitida e as empresas que a praticam podem ser multadas em até 5% de suas vendas anuais.

A Apple concordou em pagar a quantia e afirmou que redesenhou o sistema de gerenciamento de bateria no novo iPhone 11. Agora os smartphones usam uma combinação de hardware e software para evitar problemas de desempenho à medida que as baterias envelhecem. À France24, a fabricante disse que está comprometida em fabricar iPhones que durem “o máximo possível”.

Além disso, no mês de março, o site francês da Apple exibirá um banner, dizendo que a empresa cometeu uma prática comercial enganosa e que pagou uma multa para resolver o problema.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …