Apple confirma: iPhones ficam mais lentos de propósito

A Apple confirmou esta semana a suspeita de muitos clientes da marca: os modelos de iPhone mais antigos começam a ficar mais lentos intencionalmente.

Segundo a BBC, há muito tempo que utilizadores acusavam a Apple de usar a estratégia para levar as pessoas a trocarem de aparelho, mas a empresa garantiu que isso acontecia devido à deterioração da bateria com o tempo. O objetivo seria prevenir que o telefone desligasse sozinho e “prolongar a vida útil” do aparelho.

No entanto, a prática foi confirmada depois de um cliente compartilhar no Reddit resultados de testes de performance do seu iPhone 6S, no qual dizia que o smartphone tinha ficado mais lento e, de repente, melhorou com a substituição da bateria.

Foi então que o site Geekbench decidiu analisar vários modelos com diferentes versões do sistema iOS e descobriu que alguns pareciam ter ficado mais lentos de propósito.

A Apple confirmou ter feito mudanças através de atualizações do sistema operacional para lidar com a deterioração da bateria e “oferecer a melhor experiência de performance aos seus consumidores”.

Mudanças no sistema operacional

Com o tempo, afirma a empresa, a bateria perde a capacidade de fornecer energia para que o aparelho funcione na sua capacidade máxima nos momentos de pico de utilização.

Algo que pode acontecer em condições de frio extremo, quando estão com pouca bateria ou à medida que vão ficando mais velhos, fazendo com que o celular se desligue sozinho para impedir que isso danifique seus componentes.

A empresa disse ter fornecido no ano passado, com uma atualização do iOS, um recurso para iPhone 6, iPhone 6S e iPhone SE para resolver o problema. Na prática, ele limita a performance do smartphone, reduz a procura por energia nos picos de uso e impede que o telefone se apague de repente.

“Agora, fizemos o mesmo para o iPhone 7 com iOS 11.2 e planejamos dar suporte para outros produtos no futuro”.

A Apple devia ter contado isto mais cedo?

“Escolher implementar a mudança sem avisar parece algo mais nefasto do que realmente é. Isto não inspira confiança“, escreveu o blogger Nick Heer. “A Apple é boa em lidar com as expectativas, mas, desta vez, estragou tudo. E sem necessidade”.

Na visão de John Poole, do Geeckbench, “isto faz os clientes pensarem ‘o meu telefone está lento, tenho de trocá-lo’, e não ‘o meu telefone está lento, tenho de trocar a bateria’”.

“Entendo os motivos da empresa, mas deviam ser mais transparentes“, disse o consultor de tecnologia Chris Green, da empresa Bright Bee.

Está limitando a performance pela qual alguém pagou. Se vai tornar o telefone mais lento com o tempo, deveria dizer que é para mitigar o problema da deterioração da bateria, para que as pessoas entendam que, no final das contas, isso é benéfico para elas”.

Na realidade, a decisão é ainda menos nefasta do que parece. A limitação que a Apple colocou na velocidade dos iPhones mais antigos entra em ação quando algum aplicativo provoca um pico súbito de necessidade de energia, a que as baterias mais velhas, não conseguindo responder, reagem desligando o aparelho – com risco de danos no mesmo.

Acontece que o uso normal dos iPhones não provoca esses picos de necessidade de energia – algo que acontece, na realidade, precisamente quando se fazem os testes de esforço habitualmente usados nos benchmarks de… testes de velocidade.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …