Apple Watch ajuda a encontrar suspeita de assassinato na Austrália

Os dados de frequência cardíaca registrados por um Apple Watch foram usados pela polícia da cidade de Adelaide, na Austrália, em uma investigação de assassinato.

A vítima foi Myrna Nilsson, de 57 anos, morta violentamente pela própria nora, Caroline, de 26 anos de idade. As informações presentes no relógio inteligente levaram as autoridades a encontrarem brechas no depoimento da jovem que, unidas a outros indícios, levaram à acusação.

O caso aconteceu em 2016, quando a polícia encontrou o corpo sem vida de Nilsson na lavanderia de sua própria casa, espancada e presa com fita adesiva a uma cadeira. As autoridades foram contatadas depois de Caroline, também amarrada e amordaçada, pediu ajuda a um vizinho.

De acordo com o depoimento da nora, a mulher teria sido atacada por um grupo de homens após uma discussão de trânsito. Eles teriam invadido a casa da família, roubado itens e a espancado ao perceberem que ela tentou enviar mensagens de texto para o celular do filho, que estava no trabalho. Ela pedia ajuda e afirmava que sua casa havia sido roubada por estranhos.

Continuando a investigação, entretanto, especialistas forenses da cidade analisaram os dados disponíveis no Apple Watch da vítima e encontraram inconsistências em relação ao depoimento original.

Caroline afirmava que a sogra teria discutido por cerca de 20 minutos com os agressores antes de ser espancada. Seu relógio, porém, indicava um aumento na frequência cardíaca, seguido de um período de menor atividade e, então, o fim dos batimentos, etapas que se desenrolaram ao longo de cerca de sete minutos.

Para os investigadores, se trata de um padrão típico de uma emboscada, quando a vítima não estava esperando o ataque. O aumento nos batimentos indica o momento em que os golpes começaram, enquanto a diminuição na frequência é consistente com a perda de consistência e, finalmente, a morte.

Além disso, tudo se desenrolou entre às 18h38 e 18h45, com Myrna já dada como morta no momento em que as mensagens de texto recebidas pelo filho foram enviadas, às 19h13.

Unindo tais informações a outras inconsistências no relato de Caroline, colhidas em diferentes etapas do processo, a justiça australiana decretou a prisão da jovem e a indiciou pelo assassinato da mãe.

A conclusão da polícia é que a história contada pela criminosa é falsa e que ela teria amarrado e amordaçado a si mesma em uma tentativa de comprovar a própria inocência.

A jovem está presa e foi acusada formalmente do crime, que teria sido causado por desavenças e discussões constantes. Agora, ela aguarda o julgamento, marcado para junho, e teve seu pedido de liberdade mediante fiança negado, justamente, por conta da tentativa de acobertar um ato tão violento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …