Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com milhares de arquivos secretos cuja divulgação depende agora de Donald Trump.

O Arquivo Nacional dos EUA tem sob seu domínio cerca de 3,1 mil documentos confidenciais sobre o assassinato do democrata que governou o país entre 1961 e 1963. Trata-se de informações que os historiadores e especialistas no assunto acreditam que podem ajudar a entender o que aconteceu e talvez até mudar a história oficial.

Agora, os responsáveis pelo Arquivo Nacional têm até o dia 26 de outubro para decidir quais desses documentos, a maioria pertencente ao FBI e à CIA, poderão ser divulgados e quais devem continuar em sigilo. A palavra final será do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem a autoridade máxima para expor os arquivos ou não.

A divulgação destes documentos corresponde à JFK Records Act, uma lei aprovada em 1992 devido ao grande interesse pelo caso após a estreia do filme “JFK: A Pergunta que Não Quer Calar” (1991), no qual o cineasta Oliver Stone dava a sua visão sobre o assassinato cometido no dia 22 de novembro de 1963 em Dallas, no estado do Texas.

No longa-metragem, Stone delineou uma hipótese defendida pelos investigadores Jim Garrison e Jim Marrs em seus respectivos livros “On the Trail of the Assassins” e “Crossfire: The Plot That Killed Kennedy” que alimentava as velhas teorias da conspiração e descartava o relatório oficial da famosa Comissão Warren, que apontou um só homem como responsável: Lee Harvey Oswald.

À época da estreia, o ex-presidente Gerald Ford, que integrou a Comissão Warren, considerou o filme uma “fraude” e o classificou como “a grande mentira”.

Mas, 26 anos depois, outros dois estudiosos do caso, Roger Stone e Gerald Posner, ambos do The New York Times, esperam com ansiedade a divulgação dos novos documentos com a esperança de que os arquivos sustentem suas próprias teorias. Apesar de trabalharem no mesmo jornal, eles defendem teses totalmente opostas.

No livro que publicou em 2013, intitulado “The Man Who Killed Kennedy: The Case Against LBJ”, Stone defende a teoria de que o vice-presidente de Kennedy, Lyndon B. Jonhson, que o sucedeu no cargo, foi o cérebro por trás do assassinato.

Walt Cisco, Dallas Morning News / Wikimedia

O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em Dallas, em 1963, na sua limousine ao lado da mulher, Jackie, poucos minutos antes de ser assassinado

A hipótese de Stone inclui grande parte dos personagens habituais das teorias da conspiração em torno do assassinato de Kennedy: a indústria do petróleo texana financiou a trama, que foi executada pela máfia com a ajuda de integrantes da CIA e depois acobertada pelo FBI, então dirigido por J. Edgar Hoover.

Stone, que foi conselheiro e assessor do ex-presidente Richard Nixon, considera que o assassinato de Kennedy, a fracassada invasão da Baía dos Porcos para derrubar Fidel Castro e o escândalo Watergate “estão inextricavelmente relacionados“.

Por sua vez, Posner, que em 1993 foi finalista do Pulitzer de História com o livro “Case Closed: Lee Harvey Oswald and the Assassination of JFK”, considera que as conclusões da chamada Comissão Warren são corretas e que não houve nenhuma conspiração.

Após a tragédia, com o país ainda perturbado, foi criada uma comissão de investigação liderada pelo então presidente do Tribunal Supremo, Earl Warren, que determinou, não sem controvérsias, que Oswald cometeu o crime por conta própria e sem ajuda.

Apesar das visões contrárias sobre este episódio da história, Stone e Posner se uniram para pedir que os documentos ainda mantidos em sigilo sejam divulgados.

Convicto de que o caso não poderá ser encerrado até que o último documento seja revelado, Roger Stone criticou o governo americano por se amparar na “segurança nacional” para negar revelar os documentos sigilosos durante décadas.

“Sei que o diretor da CIA, (Mike) Pompeo, está pedindo ao presidente (Trump) para adiar a divulgação destes registros por mais 25 anos”, disse Stone.

Caso Trump não autorize a divulgação dos documentos, como é sua prerrogativa como presidente, pode ordenar que eles não sejam revelados durante outros 25 anos.

O ex-presidente Barack Obama, enquanto estava no poder, decidiu adiar a divulgação dos documentos da CIA relacionados a outro polêmico caso da época, a invasão da Baía dos Porcos, o que impossibilita esclarecer o compromisso de Kennedy de ajudar os exilados cubanos que em 1961 tentaram derrubar Fidel Castro.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …