Asteroide 50 vezes maior que o meteoro que extinguiu os dinossauros está a caminho da Terra

NASA

Asteroide 4 Vesta

O asteroide Vesta é mais de duas vezes maior que o estado de Goiás. Esse gigantesco corpo celeste está muito próximo da Terra e pode ser visto a olho nu.

Há um enorme corpo celeste, rochoso e metálico, a caminho da Terra. O asteroide Vesta, ou 4 Vesta, mede mais de 500 quilômetros de diâmetro e conta com cerca de 800 mil km2 de área, 50 vezes maior que o meteoro que extinguiu os dinossauros.

Existem muitos asteroides no Sistema Solar e a maioria se encontra normalmente no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. O Vesta pode ser visto no céu noturno sem qualquer ajuda, perto da constelação de Sagitário, até dia 16 de julho.

Colossal de tamanho e com uma aparência imponente de tão grande e brilhante que é, o asteroide pode ser observado a olho nu, mesmo estando a uma distância de 170 milhões de quilômetros.

Ainda assim, a NASA garante que o majestoso corpo celeste, que ganhou o nome Vesta graças a uma deusa romana que personifica o lar na mitologia romana, não tem qualquer chance de causar impacto com o nosso planeta.

Se até dia 16 de julho você olhar para o céu à noite e vir um ponto amarelo escuro, saiba que está observando um dos maiores asteroides conhecidos pela humanidade. Comparado com outras rochas espaciais, a superfície do Vesta chega a refletir mais luz do que a própria Lua.

De acordo com o Express, o asteroide foi visível pela última vez em 2011. Agora, poderá ser visto a olho nu a partir do hemisfério sul (podendo ser observado a sudoeste da constelação Sagitário) e do norte (a noroeste da constelação).

Ceres ocupa o primeiro lugar do pódio, mas Vesta é o segundo maior corpo celeste rochoso no Cinturão de Asteroides. Além do gigante descomunal, Saturno e Marte também serão visíveis a olho nu até meados de julho.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …