Asteroide 50 vezes maior que o meteoro que extinguiu os dinossauros está a caminho da Terra

NASA

Asteroide 4 Vesta

O asteroide Vesta é mais de duas vezes maior que o estado de Goiás. Esse gigantesco corpo celeste está muito próximo da Terra e pode ser visto a olho nu.

Há um enorme corpo celeste, rochoso e metálico, a caminho da Terra. O asteroide Vesta, ou 4 Vesta, mede mais de 500 quilômetros de diâmetro e conta com cerca de 800 mil km2 de área, 50 vezes maior que o meteoro que extinguiu os dinossauros.

Existem muitos asteroides no Sistema Solar e a maioria se encontra normalmente no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. O Vesta pode ser visto no céu noturno sem qualquer ajuda, perto da constelação de Sagitário, até dia 16 de julho.

Colossal de tamanho e com uma aparência imponente de tão grande e brilhante que é, o asteroide pode ser observado a olho nu, mesmo estando a uma distância de 170 milhões de quilômetros.

Ainda assim, a NASA garante que o majestoso corpo celeste, que ganhou o nome Vesta graças a uma deusa romana que personifica o lar na mitologia romana, não tem qualquer chance de causar impacto com o nosso planeta.

Se até dia 16 de julho você olhar para o céu à noite e vir um ponto amarelo escuro, saiba que está observando um dos maiores asteroides conhecidos pela humanidade. Comparado com outras rochas espaciais, a superfície do Vesta chega a refletir mais luz do que a própria Lua.

De acordo com o Express, o asteroide foi visível pela última vez em 2011. Agora, poderá ser visto a olho nu a partir do hemisfério sul (podendo ser observado a sudoeste da constelação Sagitário) e do norte (a noroeste da constelação).

Ceres ocupa o primeiro lugar do pódio, mas Vesta é o segundo maior corpo celeste rochoso no Cinturão de Asteroides. Além do gigante descomunal, Saturno e Marte também serão visíveis a olho nu até meados de julho.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …

Quadro é leiloado por valor recorde para artista vivo

Obra do pintor britânico David Hockney, de 81 anos, é vendida por mais de 90 milhões de dólares em Nova York. Recorde anterior era de escultura do americano Jeff Koons, vendida em 2013 por 58,4 …

Brasileiro que matou família na Espanha é condenado à prisão perpétua

Um tribunal espanhol condenou o brasileiro Patrick Nogueira à prisão perpétua nesta quinta-feira (15), por esquartejar seus dois tios e assassinar dois primos de um e três anos, em 2016, um crime que chocou a …

Kim Jong-un tem uma “nova arma tática ultramoderna”

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, supervisionou testes de uma nova arma de alta tecnologia, noticiou a agência oficial da Coreia do Norte, quando as negociações entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização estão …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra, e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul …

Mega-tempestade solar detonou bombas escondidas durante Guerra do Vietnã

Registros da Marinha norte-americana revelam que uma tempestade solar, em 1972, provocou a detonação de minas que tinham sido escondidas no mar, para explodir navios, durante a Guerra do Vietnã. Esse dado é apontado em um …