Asteroide gigante passou (de surpresa) entre a Lua e a Terra

Com um aviso de apenas algumas horas de antecedência, um asteroide de grandes dimensões passou nesse fim de semana entre a Terra e a Lua – surpreendendo os astrônomos, que só perceberam o corpo celeste momentos antes da aproximação.

Os asteroides gigantes – ou como esse, “apenas” do tamanho de um armazém – estão adquirindo o mau hábito de aparecer perto da Terra de surpresa.

Foi o caso do 2018 GE3, que no fim de semana nos fez uma visita sem avisar, e que basicamente escapou da apertada vigilância que a NASA tenta manter sobre os “asteroides potencialmente perigosos”.

O asteroide foi descoberto no sábado (14) pelo Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. O corpo celeste sobrevoou a órbita da Lua poucas horas depois de descoberto. O astrônomo amador austríaco Michael Jäger registrou a trajetória do objeto.

“O 2018 GE3 é o maior asteroide conhecido que passou tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, citado pelo space.com.

“A intensidade da luz refletida do 2018 GE3 indica que o corpo teria de 48 a 110 metros de largura”, disse Jäger. “O asteroide é 3,6 vezes maior do que o famoso asteroide de Tunguska, que em 1908 arrasou 2 mil km2 de floresta na Sibéria.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Se o asteroide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o 2018 GE3 pudesse se desintegrar na atmosfera antes mesmo de atingir o solo.

Não há, no entanto, a certeza de quais consequências poderia ter o impacto do asteroide no nosso planeta, nem forma de antecipar em que local iria cair, uma vez que mapear as trajetórias de impacto dos objetos que caem na Terra é notoriamente difícil.

Há alguns anos, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a NASA de identificar e vigiar todos os objetos celestes com mais de 140 metros de largura que, num futuro mais ou menos longínquo, pudessem ter uma trajetória de colisão com a Terra – os chamados Near Earth Objects (NEOs).

Até agora, a agência espacial norte-americana identificou e mantém sob vigilância mais de 17 mil NEOs – aos quais se junta agora o 2018 GE3, que aparentemente tinha escapado.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …