Asteroide gigante passou (de surpresa) entre a Lua e a Terra

Com um aviso de apenas algumas horas de antecedência, um asteroide de grandes dimensões passou nesse fim de semana entre a Terra e a Lua – surpreendendo os astrônomos, que só perceberam o corpo celeste momentos antes da aproximação.

Os asteroides gigantes – ou como esse, “apenas” do tamanho de um armazém – estão adquirindo o mau hábito de aparecer perto da Terra de surpresa.

Foi o caso do 2018 GE3, que no fim de semana nos fez uma visita sem avisar, e que basicamente escapou da apertada vigilância que a NASA tenta manter sobre os “asteroides potencialmente perigosos”.

O asteroide foi descoberto no sábado (14) pelo Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. O corpo celeste sobrevoou a órbita da Lua poucas horas depois de descoberto. O astrônomo amador austríaco Michael Jäger registrou a trajetória do objeto.

“O 2018 GE3 é o maior asteroide conhecido que passou tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, citado pelo space.com.

“A intensidade da luz refletida do 2018 GE3 indica que o corpo teria de 48 a 110 metros de largura”, disse Jäger. “O asteroide é 3,6 vezes maior do que o famoso asteroide de Tunguska, que em 1908 arrasou 2 mil km2 de floresta na Sibéria.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Se o asteroide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o 2018 GE3 pudesse se desintegrar na atmosfera antes mesmo de atingir o solo.

Não há, no entanto, a certeza de quais consequências poderia ter o impacto do asteroide no nosso planeta, nem forma de antecipar em que local iria cair, uma vez que mapear as trajetórias de impacto dos objetos que caem na Terra é notoriamente difícil.

Há alguns anos, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a NASA de identificar e vigiar todos os objetos celestes com mais de 140 metros de largura que, num futuro mais ou menos longínquo, pudessem ter uma trajetória de colisão com a Terra – os chamados Near Earth Objects (NEOs).

Até agora, a agência espacial norte-americana identificou e mantém sob vigilância mais de 17 mil NEOs – aos quais se junta agora o 2018 GE3, que aparentemente tinha escapado.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Fungo mortal está se tornando um problema de saúde mundial

Um patógeno que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para tratá-lo está se movendo rapidamente pelo mundo: infecções foram relatadas em 27 países, com diversas mortes. O mais estranho de tudo? Não é uma bactéria …

França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

A França venceu a Croácia por 4 x 2 e é campeã da Copa do Mundo da Rússia. O time francês foi aplicado taticamente, apostou na solidez de sua defesa e na eficiência de seus …

"Trump me sugeriu processar a União Europeia", diz primeira-ministra britânica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo, 15, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para "processar a União Europeia" em meio às tratativas de negociações do Brexit - …

Descoberta "oficina de múmias" próximo a pirâmides de Gizé

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma "oficina de mumificação" perto da necrópole de Saqqara, no Egito. Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação …

Os romanos podem ter sido os primeiros caçadores de baleias

Ossadas de baleias cinzentas e baleias-francas do Atlântico Norte foram encontradas no Estreito de Gibraltar. Esses ossos sugerem que, nos primeiros séculos depois de Cristo, as baleias não só circulavam por mares europeus como também …

Cabine de avião da Ryanair despressuriza e 33 passageiros vão parar no hospital

Trinta e três passageiros de um avião da companhia low-cost Ryanair tiveram que ser hospitalizados depois que a cabine do aparelhou sofreu uma despressurização. O piloto precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Frankfurt, na …

Marun nega participação em supostas fraudes no Ministério do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou hoje (14) em nota que tenha participado de supostas fraudes no Ministério do Trabalho para beneficiar sindicatos em Mato Grosso do Sul, seu reduto eleitoral. A informação …

Mosaico que retrata "espiões bíblicos" de Moisés é descoberto em Israel

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de 1.600 anos atrás, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está “revolucionando” tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo da época, apresentando “novas pistas” …

Poderíamos ter ido a Marte na década de 60, diz astronauta

O popular astronauta Chris Hadfield diz que a tecnologia que nos levou à lua e nos trouxe de volta na década de 60 poderia nos ter mandado também para Marte. O canadense Chris Hadfield foi astronauta …

Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais. Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos …