Asteroide gigante passou (de surpresa) entre a Lua e a Terra

Com um aviso de apenas algumas horas de antecedência, um asteroide de grandes dimensões passou nesse fim de semana entre a Terra e a Lua – surpreendendo os astrônomos, que só perceberam o corpo celeste momentos antes da aproximação.

Os asteroides gigantes – ou como esse, “apenas” do tamanho de um armazém – estão adquirindo o mau hábito de aparecer perto da Terra de surpresa.

Foi o caso do 2018 GE3, que no fim de semana nos fez uma visita sem avisar, e que basicamente escapou da apertada vigilância que a NASA tenta manter sobre os “asteroides potencialmente perigosos”.

O asteroide foi descoberto no sábado (14) pelo Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. O corpo celeste sobrevoou a órbita da Lua poucas horas depois de descoberto. O astrônomo amador austríaco Michael Jäger registrou a trajetória do objeto.

“O 2018 GE3 é o maior asteroide conhecido que passou tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, citado pelo space.com.

“A intensidade da luz refletida do 2018 GE3 indica que o corpo teria de 48 a 110 metros de largura”, disse Jäger. “O asteroide é 3,6 vezes maior do que o famoso asteroide de Tunguska, que em 1908 arrasou 2 mil km2 de floresta na Sibéria.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Se o asteroide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o 2018 GE3 pudesse se desintegrar na atmosfera antes mesmo de atingir o solo.

Não há, no entanto, a certeza de quais consequências poderia ter o impacto do asteroide no nosso planeta, nem forma de antecipar em que local iria cair, uma vez que mapear as trajetórias de impacto dos objetos que caem na Terra é notoriamente difícil.

Há alguns anos, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a NASA de identificar e vigiar todos os objetos celestes com mais de 140 metros de largura que, num futuro mais ou menos longínquo, pudessem ter uma trajetória de colisão com a Terra – os chamados Near Earth Objects (NEOs).

Até agora, a agência espacial norte-americana identificou e mantém sob vigilância mais de 17 mil NEOs – aos quais se junta agora o 2018 GE3, que aparentemente tinha escapado.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …