Asteroide gigante passou (de surpresa) entre a Lua e a Terra

Com um aviso de apenas algumas horas de antecedência, um asteroide de grandes dimensões passou nesse fim de semana entre a Terra e a Lua – surpreendendo os astrônomos, que só perceberam o corpo celeste momentos antes da aproximação.

Os asteroides gigantes – ou como esse, “apenas” do tamanho de um armazém – estão adquirindo o mau hábito de aparecer perto da Terra de surpresa.

Foi o caso do 2018 GE3, que no fim de semana nos fez uma visita sem avisar, e que basicamente escapou da apertada vigilância que a NASA tenta manter sobre os “asteroides potencialmente perigosos”.

O asteroide foi descoberto no sábado (14) pelo Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. O corpo celeste sobrevoou a órbita da Lua poucas horas depois de descoberto. O astrônomo amador austríaco Michael Jäger registrou a trajetória do objeto.

“O 2018 GE3 é o maior asteroide conhecido que passou tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, citado pelo space.com.

“A intensidade da luz refletida do 2018 GE3 indica que o corpo teria de 48 a 110 metros de largura”, disse Jäger. “O asteroide é 3,6 vezes maior do que o famoso asteroide de Tunguska, que em 1908 arrasou 2 mil km2 de floresta na Sibéria.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Se o asteroide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o 2018 GE3 pudesse se desintegrar na atmosfera antes mesmo de atingir o solo.

Não há, no entanto, a certeza de quais consequências poderia ter o impacto do asteroide no nosso planeta, nem forma de antecipar em que local iria cair, uma vez que mapear as trajetórias de impacto dos objetos que caem na Terra é notoriamente difícil.

Há alguns anos, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a NASA de identificar e vigiar todos os objetos celestes com mais de 140 metros de largura que, num futuro mais ou menos longínquo, pudessem ter uma trajetória de colisão com a Terra – os chamados Near Earth Objects (NEOs).

Até agora, a agência espacial norte-americana identificou e mantém sob vigilância mais de 17 mil NEOs – aos quais se junta agora o 2018 GE3, que aparentemente tinha escapado.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …