Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta.

A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos últimos três anos, tem diâmetro de um pequeno carro e alcançou sua aproximação máxima de nosso planeta, a cerca de 13 mil quilômetros, revelaram cientistas em um estudo internacional que utilizou o Telescópio Discovery, no Observatório Lowell (LDT, na sigla em inglês), no Arizona, EUA.

O asteroide 2020 CD3 tem entre um metro e 1,5 metro de diâmetro, de acordo com o estudo publicado na revista científica The Astronomical Journal. Observar este corpo celeste não foi fácil para os cientistas, uma vez que, devido às características do asteroide, os pesquisadores tinham pouco tempo para fazê-lo.

“Este objeto não era suficientemente brilhante para estudá-lo por muito tempo”, destacou Nick Moskovitz, astrônomo do LDT. Moskovitz acrescentou que as características do telescópio usado, de 4,3 metros, fizeram “a diferença”.

Além disso, foi estabelecido que a taxa de rotatividade do 2020 CD3 é de três minutos, o que surpreendeu os pesquisadores, já que o asteroide girava mais lentamente do que o previsto para os objetos daquele tamanho.

A equipe de investigadores combinou a localização da minilua para definir sua órbita com suas características físicas e assim conseguiram provar que o objeto é natural.

Objeto que pode ser explorado

O interesse que provoca este tipo de objetos na comunidade científica está ligado à sua proximidade com a Terra, dado que é potencialmente acessível para a exploração robótica ou humana. A exploração permitirá compreender sua origem e sua relação com outros asteroides e cometas do Sistema Solar.

Satélite temporário da Terra, o asteroide 2020 CD3 foi visto pela primeira vez em 15 de fevereiro pelos astrônomos Theodore Pruyne e Kacper Wierzchos, ambos da Universidade do Arizona, EUA, que utilizaram um telescópio de 1,52 metro no Observatório Mount Lemmon, localizado nos arredores de Tucson, EUA.

A primeira minilua da Terra foi descoberta há 14 anos e foi nomeada 2006 RH120.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …