Ataque contra sinagoga em Pittsburgh deixa ao menos 11 mortos

Vincent Pugliese / EPA

Onze pessoas morreram e várias ficaram feridas, entre elas quatro policiais, durante um ataque contra uma sinagoga na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, na manhã deste sábado, pelo horário local.

Onze pessoas morreram este sábado (27), quando um atirador entrou disparando, enquanto gritava “morte a todos os judeus”, na sinagoga Árvore da Vida, em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.

No confronto que levou a sua detenção, o atirador, que estava armado com uma metralhadora AR-15 e três revólveres, baleou quatro policiais. Até ao momento não são conhecidas suas motivações.

Em uma entrevista coletiva realizada próximo da sinagoga, o diretor de segurança pública, Wendell Hissrich, visivelmente emocionado, confirmou que havia “vários mortos”, sem precisar o número.

Segundo as primeiras informações, um homem branco, identificado como Robert Bowers, de 46 anos, abriu fogo contra fiéis reunidos no momento de um culto na sinagoga “Árvore da Vida”, no bairro residencial de Squirrel Hill. Em seu site oficial, a sinagoga se descreve como uma congregação tradicional, progressista e igualitária.

Os tiros atingiram policiais, que ficaram feridos, de acordo com um porta-voz da polícia de Pittsburgh, Chris Togneri. O atirador suspeito se entregou aos policiais depois de ter efetuado os disparos e foi encaminhado a um hospital. As motivações para o ataque ainda são desconhecidas.

Os moradores foram orientados pelas autoridades para evitarem a área, que está cercada pela polícia.

Em uma mensagem pelo Twitter, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que acompanhava o caso e lamentou que “havia vários mortos”. Na sequência, ele admitiu que a situação era “bem mais devastadora do que se imaginava”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou sua solidariedade com os Estados Unidos e falou em “ataque anti-semita horrível“.

No dia 5 de novembro de 2017, um ex-soldado armado de um fusil matou 26 pessoas e feriu outras 20 durante um culto em uma igreja rural na cidade de Sutherland Springs, no Texas.

Ciberia // RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …