Os moradores de Lake Worth, na Flórida (EUA) receberam alertas sobre falta de energia no último domingo, mas também foram advertidos para terem cuidado com zumbis.
A advertência incomum foi difundida pelo sistema de alertas norte-americano, utilizado para avisar a população sobre catástrofes, fuga de criminosos ou desaparecimento de crianças. O alerta zumbi foi dado durante a falha de eletricidade que afetou toda a região nas primeiras horas de domingo.
“Falha de energia e alerta de zumbis para os residentes de Lake Worth e Terminus. Há cerca de 7.380 de clientes afetados pela atividade zumbi extrema. Hora de recuperação incerta”, dizia a mensagem.
Os residentes receberam a mensagem à 1h45 da madrugada que alertava para “falta de energia e alerta de zumbis para os moradores de Lake Worth e Terminus“, sendo este último lugar uma referência a uma cidade no programa de televisão The Walking Dead.
O mais caricato é que Terminus era o lugar onde vivia um grupo secundário de antagonistas que era referido na quarta e na quinta temporadas do programa. A referência não passou despercebida aos gestores de redes sociais da série, que compartilharam a história na página oficial no Twitter, escreve o Observador.
A população ficou extremamente preocupada. A calma só voltou à cidade depois de um responsável do gabinete de comunicação da Câmara Municipal ter usado a página de Facebook “Lake Worth Live” para esclarecer que tudo não tinha passado de um engano.
Depois do alerta principal, foi enviado outro alerta dizendo que a mensagem tinha sido enviada “sem intenções”. “Quero reiterar que Lake Worth não tem qualquer atividade zumbi atualmente e que pede desculpa pela mensagem do sistema”, disse Ben Kerr, acrescendo que a falha de energia, por sua vez, foi bem real.
Segundo o jornal, na origem do erro está o hábito de utilizar mensagens bem humoradas para testar os programas de envio de alertas. Provavelmente, a mensagem entrou no sistema por engano, tendo sido enviada para a população. No entanto, não foi mencionada nenhuma causa para o erro do sistema.
O certo é que quase 8 mil pessoas perderam a eletricidade, que foi restaurada 27 minutos depois. Ao contrário do ataque zumbi, a falha de energia não foi um engano.