Histórico: Festival de Berlim deixa de separar prêmios por gênero

Um dos mais conceituados e importantes eventos da indústria cinematográfica deu um passo que ficará marcado para sempre na história.

O Festival de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, divulgou que não irá mais separar as premiações por gênero, ou seja, a partir da edição de 2021, atores e atrizes concorrerão na mesma categoria, tornando o único critério de avaliação a qualidade da performance em determinado filme.

Em comunicado oficial divulgado nessa semana, a organização do evento declarou que “acreditamos que não separar os prêmios no campo da atuação de acordo com o gênero representa um sinal para uma consciência mais sensível ao gênero na indústria cinematográfica”.

Segundo a dupla de diretores do festival alemão, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, agora os atores e atrizes competirão entre si pelo Urso de Prata nas categorias Performance Principal e Performance Coadjuvante.

Essa não é a única mudança. Uma das principais estatuetas do Berlinale foi cancelada após vir a público a informação de que Alfred Bauer, o primeiro diretor do festival que dava o nome ao Urso de Prata, foi uma das figuras centrais na máquina de propaganda do regime nazista em seu passado.

A organização não demorou para tomar medidas e, além de cancelar o prêmio que reconhecia “filmes de longa-metragem que abram novas perspectivas no campo da arte cinematográfica”, publicou um comunicado sobre o assunto. “Aproveitaremos essa oportunidade para iniciar uma pesquisa aprofundada sobre a história do festival, com o apoio de especialistas externos”, declararam os organizadores.

De acordo com o The Wrap, agora o prêmio é chamado de Urso de Prata do Grande Júri, e passa a valer a partir da edição do ano que vem.

Após as mudanças, o Festival de Cinema de Berlim está organizado em oito categorias:

Urso de Ouro de Melhor Filme (concedido aos produtores do filme)
Urso de Prata do Grande Júri
Urso de Prata de Melhor Diretor
Urso de Prata — Prêmio do Júri
Urso de Prata para Performance Principal
Urso de Prata para Performance Coadjuvante
Urso de Prata para o Melhor Roteiro
Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística

Mesmo com o cenário de pandemia mundial causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a 71ª edição do Festival de Cinema de Berlim está previsto para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro em formato físico e presencial. O evento será realizado de acordo com as regras e regulamentos do governo local, além de ajustes adicionais na infraestrutura.

A programação e o número total de filmes convidados serão definidos pela administração nas próximas semanas.

Greta Gerwig: a esnobada do Oscar 2020

A iniciativa do Festival de Cinema de Berlim acontece após uma temporada de premiações que rendeu uma série de críticas tanto do público quanto das estrelas de Hollywood com a Academia e a crítica especializada.

O longa Adoráveis Mulheres foi indicado em diversas categorias do Globo de Ouro, SAG Awards, Critics’ Choice e Oscar, como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro entre outros, porém foi esquecido totalmente nas categorias de direção, elegendo apenas homens entre os indicados e deixando Greta Gerwig de fora.

Em 2020, Sam Mendes (1917), Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood…), Todd Philips (Coringa) e Bong Joon Ho concorreram na categoria de Melhor Diretor no Oscar, este último conquistando o prêmio por comandar Parasita, filme que também levou mais três estatuetas para casa.

Na cerimônia, Natalie Portman compareceu ao tapete vermelho com um vestido que continha o sobrenome de algumas diretoras que foram esnobadas por aquela edição do Oscar, sendo Greta Gerwig uma delas.

Não é a primeira vez que a atriz critica a falta de representatividade feminina na categoria. Portman chegou a entregar o Globo de Ouro para Guillermo del Toro (A Forma da Água) em 2018, mas sem deixar de alfinetar a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood ao anunciar os indicados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …