Histórico: Festival de Berlim deixa de separar prêmios por gênero

Um dos mais conceituados e importantes eventos da indústria cinematográfica deu um passo que ficará marcado para sempre na história.

O Festival de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, divulgou que não irá mais separar as premiações por gênero, ou seja, a partir da edição de 2021, atores e atrizes concorrerão na mesma categoria, tornando o único critério de avaliação a qualidade da performance em determinado filme.

Em comunicado oficial divulgado nessa semana, a organização do evento declarou que “acreditamos que não separar os prêmios no campo da atuação de acordo com o gênero representa um sinal para uma consciência mais sensível ao gênero na indústria cinematográfica”.

Segundo a dupla de diretores do festival alemão, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, agora os atores e atrizes competirão entre si pelo Urso de Prata nas categorias Performance Principal e Performance Coadjuvante.

Essa não é a única mudança. Uma das principais estatuetas do Berlinale foi cancelada após vir a público a informação de que Alfred Bauer, o primeiro diretor do festival que dava o nome ao Urso de Prata, foi uma das figuras centrais na máquina de propaganda do regime nazista em seu passado.

A organização não demorou para tomar medidas e, além de cancelar o prêmio que reconhecia “filmes de longa-metragem que abram novas perspectivas no campo da arte cinematográfica”, publicou um comunicado sobre o assunto. “Aproveitaremos essa oportunidade para iniciar uma pesquisa aprofundada sobre a história do festival, com o apoio de especialistas externos”, declararam os organizadores.

De acordo com o The Wrap, agora o prêmio é chamado de Urso de Prata do Grande Júri, e passa a valer a partir da edição do ano que vem.

Após as mudanças, o Festival de Cinema de Berlim está organizado em oito categorias:

Urso de Ouro de Melhor Filme (concedido aos produtores do filme)
Urso de Prata do Grande Júri
Urso de Prata de Melhor Diretor
Urso de Prata — Prêmio do Júri
Urso de Prata para Performance Principal
Urso de Prata para Performance Coadjuvante
Urso de Prata para o Melhor Roteiro
Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística

Mesmo com o cenário de pandemia mundial causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a 71ª edição do Festival de Cinema de Berlim está previsto para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro em formato físico e presencial. O evento será realizado de acordo com as regras e regulamentos do governo local, além de ajustes adicionais na infraestrutura.

A programação e o número total de filmes convidados serão definidos pela administração nas próximas semanas.

Greta Gerwig: a esnobada do Oscar 2020

A iniciativa do Festival de Cinema de Berlim acontece após uma temporada de premiações que rendeu uma série de críticas tanto do público quanto das estrelas de Hollywood com a Academia e a crítica especializada.

O longa Adoráveis Mulheres foi indicado em diversas categorias do Globo de Ouro, SAG Awards, Critics’ Choice e Oscar, como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro entre outros, porém foi esquecido totalmente nas categorias de direção, elegendo apenas homens entre os indicados e deixando Greta Gerwig de fora.

Em 2020, Sam Mendes (1917), Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood…), Todd Philips (Coringa) e Bong Joon Ho concorreram na categoria de Melhor Diretor no Oscar, este último conquistando o prêmio por comandar Parasita, filme que também levou mais três estatuetas para casa.

Na cerimônia, Natalie Portman compareceu ao tapete vermelho com um vestido que continha o sobrenome de algumas diretoras que foram esnobadas por aquela edição do Oscar, sendo Greta Gerwig uma delas.

Não é a primeira vez que a atriz critica a falta de representatividade feminina na categoria. Portman chegou a entregar o Globo de Ouro para Guillermo del Toro (A Forma da Água) em 2018, mas sem deixar de alfinetar a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood ao anunciar os indicados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …