Terra está em perigo? Cientistas registram aumento de erupções no Sol

A atividade solar tem aumentado significativamente e o Sol está queimando “combustível” do ciclo anterior, comunicou o Laboratório de Astronomia Radiológica da Academia de Ciências da Rússia.

“Um crescimento brusco da atividade solar está sendo observado nas últimas 24 horas nos monitores espaciais, que concedem dados sobre o fluxo de radiação de raios X do Sol”, de acordo com comunicado da instituição científica russa.

Entre 20 e 21 de março, foram avistadas três erupções de classe C sem consequências significativas para a Terra. É a primeira vez em meses que o “índice da atividade de erupções” ultrapassa o nível amarelo, ou seja, atingiu 3,5 pontos em uma escala de 10 pontos.

(dr) Lebedev Physical Institute of the Russian Academy of Sciences

Aumento de erupções no Sol, registrado em 21 de março de 2019

Hoje os cientistas registraram uma erupção solar de classe C de 4,8 pontos. Entretanto, o 25º ciclo da atividade solar ainda não começou, segundo os especialistas. O Sol continua queimando “combustível” do ciclo anterior — campos magnéticos formados em cima da superfície da estrela e lançados para fora pelos fluxos de plasma junto com a energia excedente.

“É justamente essa energia que é queimada em forma de erupções”, ressaltaram pesquisadores que repararam um aumento “claramente visível” da atividade solar em imagens.

Astrônomos esperam que o início do 25º ciclo da atividade solar venha a ser nos polos solares, e acrescentam que ainda não houve sinais do surgimento de novo ciclo. “É um mistério, porque os campos magnéticos do 24º ciclo continuam no Sol, sete anos depois do ciclo ter atingido seu máximo em 2012″, assinalaram.

Sendo significativamente intensas, as erupções solares podem causar danos a equipamentos espaciais, desde espaçonaves e instrumentos de diferentes satélites que orbitam próximo ao nosso planeta até inteiras redes de energia no planeta, particularmente durante os períodos de enfraquecimento do escudo magnético que normalmente protege a Terra da radiação solar e cósmica.

Em 2011, a Academia Nacional de Ciências dos EUA calculou que a repetição de uma erupção solar tão intensa quanto à de 1859 poderia causar dois trilhões de dólares de danos iniciais e levar mais de uma década para ser reparada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …