Bebê nasce com o coração para fora do corpo – e sobrevive

Uma bebê que nasceu com o coração para fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidade de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver a rara condição cardíaca.

Vanellope Hope Wilkins é a primeira bebê do Reino Unido a sobreviver, sofrendo desta condição extremamente rara que faz com que o coração nasça para fora do corpo, informa o jornal The Guardian.

A menina foi operada, pela primeira vez, cerca de 50 minutos depois de ter nascido e foi, entretanto, alvo de mais duas cirurgias que permitiram recolocar o coração no interior do peito. Agora, ela se recupera nos Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Glenfield, em Leicester.

Zero chances de sobrevivência

Um exame efetuado às nove semanas de gravidez deu indicação da anomalia conhecida por ectopia cordis, evidenciando que seu coração e parte do estômago estavam crescendo para fora do corpo. A menina não tem o esterno, o osso que compõe a caixa torácica, onde ficam o coração e o pulmão.

Estima-se que a condição rara afete entre cinco e oito crianças em 1 milhão, com menos de 10% de possibilidade de sobrevivência. Os profissionais que operaram a bebê desconhecem outros casos no Reino Unido em que um recém-nascido com o problema tenha sobrevivido. Vanellope já é vista como uma espécie de criança “milagre”.

Seus pais, Naomi Findlay, de 31 anos, e Dean Wilkins, de 43 anos, dizem que a menina foi uma “verdadeira guerreira”. “Quando o ultrassom mostrou seu coração para fora do peito, foi um choque. Deu muito medo, porque não sabíamos o que aconteceria”, diz a mãe à BBC.

“Fomos aconselhados a interromper a gestação, já que as possibilidades de ela sobreviver eram quase zero. Ninguém acreditava que ela conseguiria, a não ser nós dois”, diz o pai.

Cerca de 50 pessoas assistiram ao parto

Vanellope deveria ter nascido no Natal, mas veio ao mundo prematuramente, no passado dia 22 de novembro, através de uma cesariana, para reduzir as hipóteses de infecção e de danos ao coração.

Havia cerca de 50 profissionais, entre cirurgiões cardíacos, anestesistas, enfermeiros neonatais, parteiras e outros presentes no parto. A mãe conta ao The Guardian o “sentimento de alívio” quando a bebê nasceu aos “pontapés e chorando”, com “a mão cobrindo o coração”.

A bebê passou pela primeira das três cirurgias necessárias para recolocar o coração no peito apenas 50 minutos depois de ter nascido. Depois, sofreu nova cirurgia ao fim de sete dias, com o peito sendo aberto “um pouco mais para criar espaço para permitir que seu coração coubesse lá dentro”, explica o The Guardian.

Contando com a gravidade, que ajudou o coração a se encaixar no interior da cavidade aberta, os cirurgiões realizaram um último procedimento que implicou retirar pele de volta dos braços da bebê para colocar na costura no meio do peito.

“Antes de ela nascer, as perspectivas eram muito más, mas agora são bem melhores”, informa à BBC o consultor em cardiologia pediátrica Frances Bu’Lock. O profissional destaca que tudo corre “muito bem” e que Vanellope “provou ser muito resiliente”.

“No futuro, poderemos colocar algum tipo de proteção óssea para o coração, talvez usando a impressão 3D ou algo orgânico que cresça dentro dela”, acrescenta Bu’Lock.

Nos EUA, crianças como Vanellope também sobreviveram em alguns poucos casos, entre elas Audrina Cardenas, uma menina que nasceu no Texas em outubro de 2012. Ela foi para casa três meses depois de passar pela operação, com uma capa plástica protetora sobre o coração.

“É mais que um milagre”

No caso de Vanellope, há ainda “um longo caminho pela frente”, alertam os médicos, notando que o principal risco é de uma infecção.

O próximo passo é conseguir que a bebê respire sem a ajuda de aparelhos, como ainda acontece atualmente. “Ela está desafiando todas as expectativas. É mais que um milagre”, se alegra o pai.

E a mãe explica que o nome da menina veio de uma personagem do filme da Disney “Detona Ralph”. “No filme, Vanellope é tão teimosa que se transforma em princesa, por isso era adequado”, explica Naomi.

Ciberia // BBC / ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …

NASA começará a construir estação espacial lunar já no ano que vem

Na última quinta-feira (19), um porta-voz da NASA anunciou que a agência espacial já está entrando em contato com empresas parceiras para construir uma nave que será chamada de Lunar Orbital Platform-Gateway. Essa nave se tornará …

Segredo que alimenta o inferno explosivo de Yellowstone é desvendado

Simulações em supercomputadores ofereceram uma nova explicação para a geologia subjacente às atividades sísmicas recentes dos corpos de magma do Parque Yellowstone, nos Estados Unidos. O supervulcão de Yellowstone é o mais bonito barril de pólvora …

Arqueólogas iniciam estudo da ilha escocesa chamada de "Egito do Norte"

Uma equipe internacional de arqueólogas iniciou o maior projeto de pesquisa na ilha escocesa de Rousay, conhecida como "Egito do Norte", onde foram identificados mais de cem locais arqueológicos, que poderiam revelar informações sobre o …

Estudantes do ensino médio desenvolvem método para purificar água no semiárido

Um grupo de estudantes de Campinas, no interior paulista, desenvolveu um método de baixo custo para tratar água de cisternas no semi-árido brasileiro. O sistema, desenvolvido por três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento …

Odebrecht: Juiz intima primo de Macri e ex-ministros de Cristina Kirchner

O juiz Marcelo Martínez de Giorgi intimou 49 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvios da construtora Odebrecht na Argentina. Na relação, estão dois ex-assessores do governo de Cristina Kirchner (2007-2015) - os ex-ministros Julio …

Aniversário de Brasília: “Sonho foi realizado”, diz filha de JK

Emocionada, Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino, busca na memória de mais de meio século as lembranças sobre a criação de Brasília. No aniversário de 58 anos da capital federal, nesta sexta-feira (20) ela confidenciou …

Insetos eram metade da dieta dos primeiros humanos

Os insetos poderiam ter representado quase metade da dieta diária dos primeiros humanos há milhões de anos, segundo um novo estudo. Os cientistas supunham que o homem primitivo vivia com uma dieta à base de carne …

Astrônomos criam o mais preciso mapa do passado do Universo

Neste mês, um time de astrônomos apresentou o que é considerado o maior mapa 3D da evolução do universo. A imagem foi divulgada no European Week of Astronomy and Space Science, evento que aconteceu em …

"Mulher das cavernas" descobre 5 novas espécies de pseudo-escorpiões

Ao longo da última década, a portuguesa Ana Sofia Reboleira já descobriu 49 espécies. Dessa vez, a bióloga da Universidade de Aveiro (norte de Portugal) descobriu cinco novas espécies de pseudo-escorpiões. Os novos pseudo-escorpiões descobertos por …