Bebê nasce com o coração para fora do corpo – e sobrevive

Uma bebê que nasceu com o coração para fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidade de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver a rara condição cardíaca.

Vanellope Hope Wilkins é a primeira bebê do Reino Unido a sobreviver, sofrendo desta condição extremamente rara que faz com que o coração nasça para fora do corpo, informa o jornal The Guardian.

A menina foi operada, pela primeira vez, cerca de 50 minutos depois de ter nascido e foi, entretanto, alvo de mais duas cirurgias que permitiram recolocar o coração no interior do peito. Agora, ela se recupera nos Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Glenfield, em Leicester.

Zero chances de sobrevivência

Um exame efetuado às nove semanas de gravidez deu indicação da anomalia conhecida por ectopia cordis, evidenciando que seu coração e parte do estômago estavam crescendo para fora do corpo. A menina não tem o esterno, o osso que compõe a caixa torácica, onde ficam o coração e o pulmão.

Estima-se que a condição rara afete entre cinco e oito crianças em 1 milhão, com menos de 10% de possibilidade de sobrevivência. Os profissionais que operaram a bebê desconhecem outros casos no Reino Unido em que um recém-nascido com o problema tenha sobrevivido. Vanellope já é vista como uma espécie de criança “milagre”.

Seus pais, Naomi Findlay, de 31 anos, e Dean Wilkins, de 43 anos, dizem que a menina foi uma “verdadeira guerreira”. “Quando o ultrassom mostrou seu coração para fora do peito, foi um choque. Deu muito medo, porque não sabíamos o que aconteceria”, diz a mãe à BBC.

“Fomos aconselhados a interromper a gestação, já que as possibilidades de ela sobreviver eram quase zero. Ninguém acreditava que ela conseguiria, a não ser nós dois”, diz o pai.

Cerca de 50 pessoas assistiram ao parto

Vanellope deveria ter nascido no Natal, mas veio ao mundo prematuramente, no passado dia 22 de novembro, através de uma cesariana, para reduzir as hipóteses de infecção e de danos ao coração.

Havia cerca de 50 profissionais, entre cirurgiões cardíacos, anestesistas, enfermeiros neonatais, parteiras e outros presentes no parto. A mãe conta ao The Guardian o “sentimento de alívio” quando a bebê nasceu aos “pontapés e chorando”, com “a mão cobrindo o coração”.

A bebê passou pela primeira das três cirurgias necessárias para recolocar o coração no peito apenas 50 minutos depois de ter nascido. Depois, sofreu nova cirurgia ao fim de sete dias, com o peito sendo aberto “um pouco mais para criar espaço para permitir que seu coração coubesse lá dentro”, explica o The Guardian.

Contando com a gravidade, que ajudou o coração a se encaixar no interior da cavidade aberta, os cirurgiões realizaram um último procedimento que implicou retirar pele de volta dos braços da bebê para colocar na costura no meio do peito.

“Antes de ela nascer, as perspectivas eram muito más, mas agora são bem melhores”, informa à BBC o consultor em cardiologia pediátrica Frances Bu’Lock. O profissional destaca que tudo corre “muito bem” e que Vanellope “provou ser muito resiliente”.

“No futuro, poderemos colocar algum tipo de proteção óssea para o coração, talvez usando a impressão 3D ou algo orgânico que cresça dentro dela”, acrescenta Bu’Lock.

Nos EUA, crianças como Vanellope também sobreviveram em alguns poucos casos, entre elas Audrina Cardenas, uma menina que nasceu no Texas em outubro de 2012. Ela foi para casa três meses depois de passar pela operação, com uma capa plástica protetora sobre o coração.

“É mais que um milagre”

No caso de Vanellope, há ainda “um longo caminho pela frente”, alertam os médicos, notando que o principal risco é de uma infecção.

O próximo passo é conseguir que a bebê respire sem a ajuda de aparelhos, como ainda acontece atualmente. “Ela está desafiando todas as expectativas. É mais que um milagre”, se alegra o pai.

E a mãe explica que o nome da menina veio de uma personagem do filme da Disney “Detona Ralph”. “No filme, Vanellope é tão teimosa que se transforma em princesa, por isso era adequado”, explica Naomi.

Ciberia // BBC / ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Micro-ondas são tão nocivos para o meio ambiente quanto os carros

O uso de micro-ondas só na União Europeia emite tanto dióxido de carbono como quase sete milhões de automóveis, segundo um estudo exaustivo sobre seu impacto ambiental, considerando o ciclo de vida completo do aparelho. Cientistas …

Afinal, somos adolescentes até os 24 anos

O início da vida adulta acontece cada vez mais tarde. Esta é a conclusão de um estudo recente que identifica a idade mais avançada com que os adolescentes se casam ou têm filhos como um dos …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão aumentando com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh no …

Segundo o governo, deficit da Previdência equivale a 2,8% do PIB

O deficit previdenciário foi de R$ 182,45 bilhões em 2017. O rombo equivale a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país), o recorde registrado até o momento. Os cálculos divulgados …

Casa dos Horrores: pai de crianças encontradas acorrentadas já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia na semana passada. Mas o horror vem de antes. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Polícia apura se motorista que invadiu calçadão cometeu falsidade ideológica

Um novo processo de investigação foi aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para apurar se o motorista Antônio de Almeida Anaquim cometeu crime de falsidade ideológica ao omitir informações ao Departamento de Trânsito …

Aumento de bilionários em 2017 poderia acabar com a extrema pobreza por 7 vezes

De toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentrados nas mãos dos que estão na faixa de 1% mais rica, enquanto a metade mais pobre – o equivalente a 3,7 bilhões de …

230 mini-sismos levantam receios de mega-terremoto nos EUA

Uma “onda” de mini-tremores de terra sacudiu a semana passada no estado norte-americano de Nevada, criando receios de que um grande terremoto esteja prestes a acontecer. Segundo nota o jornal local Reno Gazette Journal, há registro …

Juíza perdoa dívida de R$ 48 mil de pai que largou tudo para cuidar de filho no Paraná

Enquanto milhares de homens abandonam seus filhos deixando toda responsabilidade por conta das mães, em Curitiba, Adolfo Guidi é um verdadeiro exemplo de pai. Tanto que, percebendo isso, uma juíza decidiu até mesmo ajudá-lo em …

Os 5 mais ricos do Brasil concentram a mesma riqueza que metade da população

As cinco pessoas mais ricas do Brasil têm um patrimônio equivalente a metade da população brasileira, informou nesta segunda-feira (22) a organização não-governamental (ONG) Oxfam, salientando que a riqueza dos milionários nacionais cresceu 13% em …