Descobertas aranhas que produzem leite (e amamentam os filhotes)

Cientistas chineses descobriram que pelo menos uma espécie de aranha amamenta seus filhotes, de uma maneira muito parecida com os mamíferos, e com uma substância riquíssima em proteína – bastante semelhante ao leite.

Em uma noite de verão em 2017, Zhanqi Chen, pesquisador do Jardim Botânico Tropical de Xishuangbanna, fez uma descoberta curiosa no seu laboratório, em Yunnan. Em um ninho artificial, observou uma aranha ligada à mãe.

Estudos de Chen e Quan Rui-Chang, ecologistas comportamentais, confirmaram que as fêmeas estavam de fato produzindo leite para os seus filhotes – e continuaram a fazê-lo mesmo depois de os bebês se tornaram adolescentes.

Fornecer leite e cuidados a longo prazo é praticamente inédito em insetos e outros invertebrados. Com exceção dos mamíferos, nem é comum entre os vertebrados.

Os resultados “ajudam a aumentar a compreensão sobre as origens evolutivas de formas complexas de cuidado parental”, diz Nick Royle, um ecologista comportamental, que não esteve envolvido no trabalho. As conclusões, publicadas na revista Science no dia 30 de novembro, sugerem que a maternidade prolongada pode não exigir o complexo poder cerebral que os pesquisadores assumiram anteriormente.

As fêmeas dessa espécie de aranha – Toxeus magnus – colocam entre dois e 36 ovos de cada vez. Assim que os ovos eclodem, a mãe começa a depositar pequenas gotículas ao redor do ninho. Quando os membros da equipe analisaram o líquido, descobriram que continha quatro vezes mais proteína do que o leite de vaca, além de gordura e açúcar.

Nos primeiros dias, as aranhas bebês beberam gotinhas do leite de aranha ao redor do ninho. Mas, pouco depois, começaram a se alinhar perto da mãe para amamentar. Aos 20 dias, começaram a caçar fora do ninho, mas eles ainda complementaram sua dieta com leite materno.

Quando Chen bloqueou a capacidade de produção de leite da mãe, todas as aranhas com menos de 20 dias morreram. Quando retirou a mãe do ninho, as aranhas mais velhas cresceram mais devagar, deixaram o ninho mais cedo e tinham maior probabilidade de morrer antes da idade adulta.

Apesar de a mãe parecer cuidar de todos os filhotes igualmente, apenas as filhas podiam voltar ao ninho depois de se desenvolverem sexualmente. Machos adultos eram atacados se tentassem regressar.

Embora os pesquisadores não saibam exatamente o que é o “leite”, especulam que podem ser ovos liquidificados que saem prematuramente do canal do parto.

Alguns anfíbios e outros invertebrados colocam “ovos tróficos” semelhantes para os filhos, embora apenas quando os filhotes são muito jovens. As baratas também produzem “leite”, mas essa nutrição é simplesmente absorvida passivamente pela casca de ovo dos embriões e não faz parte das dietas dos filhotes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …