Israel: Netanyahu e Gantz chegam a acordo para governo de união

Kremlin.ru / Wikimedia

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o seu principal adversário político, o líder centrista Benny Gantz, anunciaram a formação de um “governo de união de emergência”, para fazer uma frente comum perante a crise do coronavírus.

Depois de semanas de indecisão e encontros infrutíferos, os eternos rivais cujos resultados eleitorais se mantiveram sempre semelhantes ao longo das 3 legislativas organizadas em menos de um ano em Israel, puseram fim a 16 meses de crise política, a mais longa da história do país.

Ao final da tarde, as respectivas formações políticas de Benjamin Netanyahu, 70 anos, Primeiro-ministro de Israel desde 2009 e do centrista Benny Gantz, 60 anos, antigo chefe de Estado-Maior das Forças Armadas israelitas entre 2011 e 2015, confirmaram que os dois políticos se avistaram hoje pouco antes do início de Yom Hashoah, o “Dia do Holocausto” e acabaram por chegar a um entendimento, isto poucos dias depois de o Presidente israelita ter mandatado a Knesset para encontrar um outro candidato ao posto de chefe do governo.

Na sequência das últimas legislativas organizadas no passado dia 2 de Março, o Presidente israelita Reuven Rivlin tinha indigitado Benny Gantz para formar um governo, mas na semana passada terminou o prazo para este último apresentar uma proposta, sem governo à vista.

Na ausência de alianças sólidas e perante a chegada da epidemia do coronavírus, o líder centrista até então inflexível sobre a eventualidade de partilhar o poder com Netanyahu por este último ser acusado de corrupção, criou a surpresa ao propor a formação de um governo de “unidade e emergência” juntamente com o seu rival que é suposto comparecer perante a justiça em Maio.

De acordo com a imprensa israelita, o que ficou estabelecido é que, durante os 3 anos de governação partilhada, Netanyahu permaneça na chefia do governo durante os primeiros 18 meses, período após o qual Gantz irá suceder-lhe nos 18 meses restantes, sendo que o pacto prevê também um número igual de ministros para ambos os campos e a possibilidade de outros partidos se juntarem a eles para tirar o país da crise.

Antes mesmo de ter sido confirmado, este cenário tem estado longe de fazer a unanimidade, alguns dos apoiantes de Gantz considerando que ele voltou atrás nos seus compromissos eleitorais de “uma democracia limpa” ao estender a mão ao seu adversário político. Ontem, em plena epidemia de coronavírus, milhares de manifestantes saíram às ruas de Tel-Aviv, a capital, respeitando as distâncias de segurança e de rosto protegido, para protestar sob o lema “salvemos a democracia”.

Também avessa a este acordo, a Alta Autoridade Palestiniana condenou esta noite a formação deste governo de união, considerando-o “favorável à anexação de partes da Cisjordânia” ocupada e por conseguinte uma ameaça à solução com dois Estados.

É por conseguinte num contexto de desconfiança tanto a nível interno como a nível externo que o governo de união deveria entrar em funções, numa altura em que o processo de paz israelo-palestiniano está no ponto morto e em que, por outro lado, apesar de o país estar a registar uma diminuição do número de pessoas em reanimação devido ao covid-19, Israel continua a braços com a doença que, segundo um último balanço infectou mais de 13 mil pessoas e matou 177 no seu território.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …