Líderes europeus iniciam discussões com Biden, enquanto Trump segue em negação

DNCC / EPA

Joe Biden

Donald Trump segue sem aceitar a derrota na eleição presidencial para o democrata Joe Biden. Enquanto isso, os líderes europeus se apressam para iniciar as relações com o futuro presidente dos Estados Unidos. Nesta terça-feira, Biden conversou por telefone com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o premiê irlandês, Micheál Martin.

Macron já havia enviado uma mensagem ao americano no sábado (7), quando a imprensa Estados Unidos declarou a vitória do democrata na corrida contra Donald Trump. A ligação, realizada às 17h30 desta terça (horário de Paris) segundo a CNN, dá início a uma conversa que o presidente francês pretende que seja frequente. Macron ainda não conhece Biden pessoalmente.

Já na mensagem de sábado, pelas redes sociais, o francês pediu ao próximo líder dos EUA que trabalhem juntos. “Temos muito o que fazer para enfrentar os desafios atuais“.

Uma das primeiras ações esperadas do governo de Biden é o retorno dos Estados Unidos no acordo climático de Paris. Trump havia deixado o pacto internacional em 2017, saída oficializada no dia das eleições presidenciais.

A questão climática apareceu também na conversa com o primeiro-ministro britânico nesta terça-feira. A ligação de Boris Johnson para parabenizar o democrata foi anunciada pelo premiê no Twitter.

“Estou ansioso para reforçar a parceria entre nossos países e trabalhar com ele em torno de nossas prioridades comuns, da luta contra a mudança climática à promoção da democracia e a reconstrução após a pandemia”, disse.

A retomada do multilateralismo e da cooperação entre os Estados Unidos e a União Europeia em diversos temas é a expectativa dos líderes europeus. Foi este também o tema da conversa com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin.

Apesar do reconhecimento internacional da vitória de Biden, Trump ainda não parece pronto a aceitar sua derrota.

Enquanto o democrata dava continuidade a seus contatos diplomáticos como presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano publicava mensagens no Twitter questionando a legitimidade das eleições presidenciais e pedindo ação da Justiça.

Em uma coletiva à imprensa em Wilmington, o democrata disse que esperava ansiosamente falar com o presidente Trump. No entanto, deixou de lado a ironia ao responder a um jornalista e afirmou ser “uma vergonha” a recusa do republicano em aceitar a derrota.

“Como posso dizer isso com tato? Não ajudará no legado do presidente. Pelas minhas conversas com líderes estrangeiros até agora, eles estão esperançosos de que as instituições democráticas dos EUA sejam fortes e resistam. Ao final, tudo será resolvido em 20 de janeiro [de 2021, data de sua posse]”, respondeu.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …