Bomba perdida da Segunda Guerra Mundial fecha aeroporto de Londres

O Aeroporto da Cidade de Londres (London City Airport) foi fechado depois de trabalhadores terem encontrado uma bomba da Segunda Guerra Mundial próxima ao rio Tâmisa.

Nas margens do rio no leste da cidade, o terminal de aeroporto fica dentro da capital inglesa e, além de voos comerciais, é usado para pousos e decolagens de jatos e helicópteros particulares.

Os voos foram cancelados já na noite deste domingo (11), e o aeroporto permanece fechado nesta segunda-feira (12) para que a bomba seja desativada e retirada. Mais de 16 mil pessoas devem ser afetadas, avança a BBC.

O artefato histórico foi encontrado às 5h de domingo. Robert Sinclair, diretor do aeroporto, pediu desculpas pelo transtorno. “Reconheço que isso causa inconveniência para os passageiros, em especial para os residentes locais. O aeroporto colabora com a polícia e a Marinha real e une esforços para remover a bomba e resolver a situação o mais rápido possível”.

Em 1940, os aviões da Alemanha nazista deram início a uma operação de bombardeios conhecida como a “Blitz de Londres“, que durou oito meses. O ataque começou nas margens do Tâmisa, com bombas jogadas sobre o porto da cidade.

Londres já tinha sido atacada antes, mas os bombardeios registrados a partir de 7 de setembro de 1940 são considerados a primeira operação concentrada. A operação foi ordenada por Adolf Hitler em retaliação ao ataque da força aérea britânica em Berlim, realizado dias antes.

Registros históricos indicam que Londres ficou 57 dias consecutivos sob ataque, entre setembro e novembro. A ofensiva alemã continuou, ainda que não diariamente, por mais seis meses até maio de 1941.

Contudo, nem todas as bombas explodiram, e muitas continuam sendo descobertas em Londres, em especial durante obras. Apesar de terem quase 80 anos, esses artefatos podem ter preservado seu poder de destruição.

Por isso, as operações para desativar estas relíquias de guerra mobilizam a polícia e as forças armadas britânicas.

Em março do ano passado, uma bomba foi encontrada em uma região residencial de Londres. A área foi isolada e 80 moradores foram levados para um hotel. No domingo, a polícia montou um perímetro de isolamento a 214 metros da área onde a bomba foi localizada no aeroporto. Os moradores tiveram que ser realojados.

“Enquanto nos esforçamos para avançar com a operação o mais rápido possível e minimizar a interrupção, é importante que todas as providências e precauções necessárias sejam tomadas para assegurar que tudo está sendo tratado com segurança“, informou a polícia londrina.

Os passageiros que tiveram voos cancelados usaram as redes sociais para expressar confusão e frustração com o encerramento do aeroporto. Eles estão sendo orientados a procurar as companhias aéreas para remarcar os voos. Além deste aeroporto, Londres é atendida comercialmente por pelo menos mais quatro aeroportos: Heathrow, Gatwick, Stansted e Luton.

No ano passado, mais de 4,5 milhões de pessoas usaram o London City Airport, que passa por uma ampliação. A obra está orçada em mais de 445 milhões de euros (quase R$ 1,8 milhão) e, depois da expansão, a expectativa é que o aeroporto seja frequentado por mais 2 milhões de passageiros e receba 30 mil voos extra por ano.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ataque zumbi: governo dos EUA emite alerta durante falha de energia

Os moradores de Lake Worth, na Flórida (EUA) receberam alertas sobre falta de energia no último domingo, mas também foram advertidos para terem cuidado com zumbis. A advertência incomum foi difundida pelo sistema de alertas norte-americano, …

Novo caçador de planetas passa pela Lua e capta 200 mil estrelas em apenas uma imagem

A imagem – de milhares de estrelas e, provavelmente, centenas de planetas – é apenas um teste das câmeras do novo caça-planetas da NASA. O novo caçador de planetas da NASA, o TESS (Transiting Exoplanet Survey …

Mistério do monstro do Lago Ness está prestes a ser desvendado

Durante mais de mil anos, os humanos quiseram resolver esse mistério. Agora, a lenda do monstro do Lago Ness pode estar a poucos meses de ser desvendada. Se alguns acreditam que se trata de uma relíquia …

Corpos mais quentes combatem melhor os tumores e as infecções

Quanto mais quente for a temperatura corporal de uma pessoa, mais rápido o seu organismo agiliza um sistema de defesa que é essencial no combate a tumores, feridas e infecções. Esta é a conclusão de …

Lançada a música oficial da Copa do Mundo da Rússia

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou nesta sexta-feira (25) a música oficial da Copa do Mundo da Rússia 2018. A canção Live it Up é interpretada pelo cantor americano Nicky Jam, artista de origem dominicana …

Temer autoriza uso de forças federais para desbloquear rodovias

O governo federal autorizou o uso de forças federais de segurança para liberar as rodovias bloqueadas pelos caminhoneiros caso as estradas não sejam liberadas pelo movimento. O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer, em …

Bolsa de Nova York tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova York nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Harvey Weinstein se entrega à polícia em Nova York

O produtor de Hollywood Harvey Weinstein entrou sem coerção em uma delegacia de polícia de Nova York onde era já esperado para responder pelas acusações de abuso sexual nesta sexta-feira (25). A imprensa norte-americana já tinha …

Morgan Freeman é acusado de assédio sexual por 8 mulheres

O ator norte-americano, de 80 anos, está sendo acusado por oito mulheres de assédio sexual e comportamento impróprio ao longo dos últimos anos, segundo uma investigação da CNN. A notícia cruza depoimentos de pelo menos 16 …

Procon-SP cria canal para denúncias de preços abusivos de combustíveis

O consumidor que se deparar com preços abusivos de combustíveis pode encaminhar denúncia para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, que criou uma chamada exclusiva para atender à demanda. …