Bombardeios da Segunda Guerra Mundial chegaram ao Espaço

US Air Force

As poderosas bombas lançadas durante a Segunda Grande Guerra deixaram profundas e claras cicatrizes em terra. Agora, um novo estudo sugere que as consequências podem ter chegado mais longe – até o Espaço.

De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira (25) na Annales Geophysicae, os bombardeios causaram ondas de choque que atingiram a borda do Espaço. Como resultado, essas ondas enfraqueceram a atmosfera superior da Terra, a ionosfera.

A pesquisa, realizada por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, teve como foco essencialmente nos grandes bombardeios das cidades alemãs, que foram atingidas pelas forças aliadas.

Segundo o estudo, as ondas de choque produzidas pelas bombas lançadas sobre as cidades europeias há quase 80 anos foram fortes o suficiente para enfraquecer a atmosfera superior eletrizada – a ionosfera – acima do Reino Unido – a 1.000 quilômetros de distância.

Os pesquisadores utilizam esses dados para compreender melhor de que forma as forças naturais – como raios, erupções vulcânicas e terremotos – também afetam a atmosfera superior da Terra, nota a Europa Press.

“As imagens das cidades da Europa reduzidas a escombros devido a ataques aéreos em tempo de guerra são um lembrete duradouro do tipo de destruição que as explosões artificias podem causar”, explicou Chris Scott, professor de Física do Espaço.

Contudo, destaca o cientista, “o impacto dessas bombas na atmosfera da Terra nunca tinha sido analisado até agora”. “O que não perceberam na época da Guerra é que os registros ionosféricos realmente contêm as assinaturas da guerra em si”.

É assombroso ver como as ondas causadas por explosões provocadas pelo Homem podem afetar a borda do Espaço. Cada ataque liberou uma energia de, pelo menos, 300 raios. E a enorme energia envolvida nos permitiu identificar como os eventos na superfície da Terra podem também afetar a ionosfera”, continuou em comunicado.

Para o estudo, os pesquisadores observaram e analisaram os registros diários no Radio Research Center em Slough, no Reino Unido, coletados entre 1943-45.

A ionosfera afeta várias tecnologias modernas, como comunicações de rádio, sistemas de GPS, radiotelescópios e alguns radares de alerta. No entanto, a extensão do impacto sobre as comunicações de rádio durante a Segunda Guerra Mundial ainda não é clara.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

No Zimbábue, os avós são a cura para a depressão

No Zimbábue, a depressão é chamada de “kufungisisa”, que significa “pensar demais”. Na tentativa de combater o reduzido número de psiquiatras e psicólogos na região, foi criado um programa da saúde mental inovador: o Friendship …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de imigrantes atravessam a pé vários países da América Central na …

Reino Unido está em risco de sofrer um enorme ciberataque

Enquanto que o Centro Nacional britânico para a Cibersegurança (NCSC) tem lidado com mais de dez ciberataques por semana nos últimos anos, acredita-se que algo maior está prestes a acontecer. O CEO do Centro Nacional britânico …

TSE pede clima de paz nas campanhas de Haddad e Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu nesta quarta-feira com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e …

Meteorito atinge edifício no Japão

De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no país. O meteorito tem mais de 4 …

Empresários gastariam até R$ 12 milhões para impulsionar notícias falsas a favor de Bolsonaro

Um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – estaria contratando empresas para disparar fake news (notícias falsas) contra o PT para a campanha de Jair Bolsonaro (PSL). A prática é …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falta constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Por quê? “O que fazer, se é mais barato?” A Venezuela atravessa, desde 2014, …

Abuso de poder econômico: PT pede inegibilidade da chapa de Bolsonaro

A campanha do candidato a presidente Fernando Haddad (PT) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da qual pede que Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice …

Atendente “burla” regras da empresa para ajudar cliente agredida por namorado

Boas ações podem partir de qualquer pessoa e, dessa vez, partiu de Greg, de Goiânia, um atendente de telemarketing. O homem foi surpreendido por uma história triste e tocante. Uma cliente queria cancelar a linha dependente …

Acusado de tortura: Justiça paulista extingue condenação contra coronel Ustra

A Justiça de São Paulo extinguiu nesta quarta-feira (17) o processo que havia condenado o coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, morto em 2015, ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil …