Brasil deve liderar 5G na América Latina até 2025, diz relatório da GSMA

Estudo publicado pela GSM Association (GSMA) – entidade que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo – aponta que o Brasil deve liderar a adoção do 5G na América Latina até 2025.

O relatório aponta que até o ano em questão, o país terá 18% da base total de conexões focadas na quinta geração de internet móvel, o que será o maior percentual da região.

A pesquisa da GSMA também prevê que o 5G responderá por quase 10% do número de conexões da América Latina até 2025. O leilão dos espectros para o 5G no Brasil está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021, mais precisamente entre abril e maio. Enquanto nosso país deve liderar a adoção em cinco anos, o México aparecerá na vice-liderança, com 12% do total de conexões no padrão na região. Na terceira colocação virá o Chile, com 8%, seguido pela Argentina (7%) e Colômbia e Peru (ambos com 6%).

4G ainda será dominante

Mesmo com o 5G ganhando escala, o fato é que o 4G continuará sendo o padrão dominante na América Latina daqui cinco anos. Segundo o estudo da GSMA, a quarta geração de internet móvel saltará de 49% a 67% das conexões mobile na região. No Brasil, essa participação passará de 76% a 81%, com o 2G e o 3G praticamente desaparecendo.

O uso de smartphones em território brasileiro também ampliará o seu domínio. O relatório da GSMA aponta que participação deste tipo de aparelho saltará de 85% para 89% no país. Já na América Latina de forma geral, essa evolução será de 69% para 80%. O Brasil terá 175 milhões de smartphones até 2025, também liderando nesse quesito. O México, mais uma vez, vem na segunda colocação (92 milhões de aparelhos), seguindo pela Colômbia (54 milhões).

Pandemia impactou a indústria mobile

A GSMA afirma também que a pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo nas finanças e no desempenho da indústria mobile em 2020. Segundo o estudo, as receitas diminuíram em vários mercados na América Latina, refletindo os descontos oferecidos pelas operadoras em serviços móveis para apoiar os consumidores durante o pandemia.

Outros fatores em jogo incluíram maior uso de conectividade de banda larga fixa durante o lockdown, uma
diminuição nas vendas de dispositivos, em parte devido ao fechamento de lojas, e uma redução nos gastos do consumidor com a desaceleração na atividade econômica, que levou à perda de empregos, principalmente no setor informal.

Mercados com alta proporção de clientes pré-pagos têm sido particularmente vulnerável a gastos reduzidos. Enquanto o crescimento da receita para a região como um todo deve permanecer com números positivos, a previsão é de que o mercado registre baixa de um dígito para o futuro, algo previsível, já que as economias continuarão a lutar com as consequências econômicas da pandemia.

Paradoxalmente, a Covid-19 pode aumentar a necessidade de políticas e reformas regulatórias para desbloquear o potencial do 5G na América Latina. Os principais recursos desse padrão, incluindo velocidades superiores e latência ultrabaixa, podem permitir soluções para empresas que buscam maneiras de impulsionar a produtividade pós-pandemia.

No setor de manufatura, por exemplo, a Covid-19 destacou vários desafios, como escassez de mão de obra em meio a viagens e restrições sociais, além da necessidade de maior visibilidade operacional, inclusive na cadeia de suprimentos. O 5G e redes privadas oferecem uma das muitas rotas para conectar operações aos processos nas fábricas.

Além da manufatura, há uma tendência crescente para a implantação de redes privadas em setores como mineração e serviços públicos. Em julho de 2020, a Nokia e a Telefónica Brasil negociaram com a mineradora Vale para fornecer uma rede LTE privada para a Mina de Carajás – a maior mina de minério de ferro do mundo, localizada na região norte do Brasil.

Enquanto isso, no Chile, o Departamento de Telecomunicações realizou uma consulta 5G para avaliar o interesse no potencial redes para empresas, visando a mineração, porto e os setores agrícola, industrial e de transporte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …