Brasileiro cria computador que “lê mentes” de pessoas em coma

Um jovem de 20 anos começou a desenvolver dentro seu quarto um computador capaz de ler as mentes de pessoas que estão em coma.

Morador de Aquidauana, interior do Mato Grosso do Sul, Luiz Fernando da Silva Borges criou um computador que lê as reações do cérebro do paciente ao ouvir perguntas, batizado de Hermes Braindeck.

Ao site da Exame, Borges contou que buscou inspiração em uma pesquisa do neurocientista britânico Adrian Owen, publicada na revista Science, em 2006. No estudo, Owen mostrou que é possível se comunicar com pessoas em coma usando um aparelho de ressonância magnética.

O que Borges fez foi tornar o conceito portátil. É colocada uma toca na cabeça do paciente com vários fios conectados a sensores e um fone de ouvido para receber instruções. Então, pede-se ao paciente para imaginar o movimento da mão direita e o da esquerda.

Cada pensamento ativa um dos lados do cérebro, traduzindo esses padrões em respostas positivas (sim) ou negativas (não). Isso permite ao paciente responder perguntas dos médicos e dos familiares.

“Nos hospitais, não existe ferramenta para medir a resposta da pessoa em coma sem ser a ressonância magnética, que não tem como ser usada no dia a dia”, afirma Borges.

O sistema teve 80% de precisão em reconhecer os dois padrões de resposta em testes realizados em um grupo de 50 pessoas, todas saudáveis. Até o final do ano, ele pretende testar o aparelho em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com a ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco.

O Hermes Braindeck ganhou o prêmio Intel International Science and Engineering Far, promovido pela multinacional de tecnologia, na categoria engenharia biomédica em dois anos seguidos: 2016 e 2017. A premiação destaca projetos em ciência e engenharia.

Para desenvolver o dispositivo, Borges recebeu patrocínio de Ricardo Nantes, fundador do Portal Educação, presidente da startup Empodera e investidor-anjo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …