Na véspera da partida entre Brasil e México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, um grupo de torcedores brasileiros fez uma festa para crianças em tratamento contra o câncer em um hospital público de Samara, cidade onde aconteceu a partida, vencida pela seleção brasileira por 2 a 0.
Os torcedores chegaram ao hospital por volta das 9h, caracterizados como “doutores da alegria”, enquanto as crianças recebiam medicamentos e realizavam sessões de quimioterapia.
Além de muita alegria, os torcedores brazucas levaram para os pequenos um saco de presentes, incluindo óculos de palhaço, balões e bandeiras com as cores do Brasil, de acordo com uma reportagem da BBC.
As crianças se fantasiaram com os mesmos apetrechos (chapéus e perucas verde-amarelos) e tiveram seus nomes gritados pelos brasileiros, um gesto comum nas arquibancadas dos estádios, quando os torcedores gritam os nomes dos jogadores escalados para a partida antes da bola rolar.
Os que tinham uma liberdade de movimento maior acompanharam os “doutores da alegria” nos corredores do hospital, durante as visitas aos quartos, e até jogaram futebol com os brasileiros com balões infláveis.
Pelo menos por 2 horas, as crianças esqueceram um pouquinho sua doença e sentiram como se estivessem em uma arquibancada de estádio de futebol. Elas não sabiam da surpresa, o que fez esse momento ser ainda mais especial. A comunicação com as crianças foi facilitada pela ajuda de uma intérprete.
A surpresa foi revelada pela prefeitura de Samara e a imprensa local descreveu o presente dos torcedores brasileiros como uma “festa para as crianças”. A alegria das crianças acabou contagiando pediatras e oncologistas do hospital, que, claro, entraram na festa.
Ciberia // Razões para Acreditar