Brexit pode impedir Messi e Neymar de entrarem no Reino Unido

Lucas Figueiredo / CBF

-

O presidente da Uefa manifestou nesta terça-feira suas dúvidas em relação à possibilidade de o Reino Unido receber partidas de suas competições após a aprovação do Brexit, que prevê restrições à entrada de jogadores com processos judiciais em curso, casos, por exemplo de Neymar e Lionel Messi.

“Se virmos que esses jogadores não podem entrar porque têm algum tipo de processo em curso, simplesmente teremos de pensar se nossos jogos europeus devem ser disputados lá. Neymar e Messi têm processos”, disse Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.

Neste ano, a final da Liga dos Campeões será em Cardiff. Imagine se não deixarem eles entrarem. É um grande tema para nós”, afirmou o dirigente.

Em entrevista concedida ao jornal americano “The New York Times”, Ceferin insistiu no problema que a saída do Reino Unido da União Europeia caso os jogadores da Inglaterra possam viajar para qualquer lugar e o contrário não aconteça.

A livre circulação na Europa é muito melhor. Inclusive em 2020, se o Brexit for consumado, pode haver um grande problema para os torcedores que queiram ir à final da Eurocopa em Londres. Conversaremos com o governo britânico, e tenho certeza de que a Federação Inglesa nos ajudará”, disse.

O presidente da Uefa lembrou o problema enfrentado em novembro pelo lateral-direito Serge Aurier, do Paris Saint-Germain. Dois meses antes, o jogador marfinense havia sido condenado na França por uma agressão a um policial, motivo pelo qual foi barrado pelas autoridades britânicas.

“Foi muito decepcionante para o Paris Saint-Germain quando não foi permitido que Aurier entrasse na Inglaterra, e será pior quando o Brexit for aplicado. Podemos ter um problema muito sério”, destacou.

Restrições nos Estados Unidos

Ceferin também se referiu às dificuldades que a possível candidatura dos Estados Unidos à Copa do Mundo de 2026 pode ter se o novo presidente do país, Donald Trump, aplicar as medidas restritivas para a entrada de estrangeiros que pretende. Na visão do dirigente, isso afetará tanto jogadores quanto jornalistas e torcedores.

“Isto entrará nos capítulos de avaliação, e tenho certeza de que não ajudará os EUA a obterem a organização do evento. Se os jogadores não puderem viajar por decisões políticas ou populistas, a Copa do Mundo não poderá ser disputada no país”, disse.

“Isso é verdade para os Estados Unidos e para qualquer outro país que quiser sediar o Mundial”, alertou.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …