As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um hambúrguer feito de feijão servido com um pão de gergelim torrado, alface fresca, tomates, ketchup e maionese vegana.
O valor do lanche é de £ 4,59 (aproximadamente R$ 33,07, apenas o sanduíche) ou £ 5,59 (cerca de R$ 40,27, se acompanhado de uma bebida).
A novidade chega ao Reino Unido um ano depois do BK receber críticas pelo seu Rebel Whopper, indicado para vegetarianos e veganos por ser à base de soja, mas inadequado por contar ingredientes de origem animal em sua composição. Além disso, descobriu-se que a empresa estava fritando as carnes vegetais nas mesmas grelhas utilizadas para fritar os sanduíches de origem animal.
Segundo o “Daily Mail”, na época, a rede de fast food chegou a afirmar que o hambúrguer era voltado para um público “flexitariano”, ou seja, que está tentando diminuir o consumo de carne animal, mas não eliminá-lo de vez.
Ao site “Plant Based News”, o Burger King UK confirmou que adotou novos procedimentos em seus restaurantes para que os ingredientes de lanches vegetarianos não entrem em contato com carnes e laticínios.
“Nossa equipe foi especialmente treinada para preparar o Vegan Bean Burger, um processo que envolverá o uso de utensílios separados para qualquer um de nossos produtos não veganos. O Vegan Burger será colocado em uma panela exclusiva e colorida e aquecido em um micro-ondas limpo e higienizado”, afirmou um porta-voz da empresa ao site. A questão da coloração do recipiente é para que os funcionários consigam diferenciar de forma mais clara quais carnes são de origem vegetal e quais são de origem animal.
“A Vegan Society reconheceu nossos esforços em nossos novos processos e certificou o novo produto como vegano. Aconselhamos que apesar de medidas rígidas que estão sendo implementadas, o produto pode conter vestígios de leite e ovo, pois o fabricante também produz produtos contendo esses alérgenos.”
// Hypeness