Cabem cidades inteiras nos gigantescos tubos de lava da Lua e Marte

Robbie Shone / ESA

Tanto a Lua quanto Marte possuem tubos de lava colossais em que caberiam os maiores prédios construídos aqui na Terra. E as aberturas na superfície tem o tamanho de campos de futebol.

Formando cavernas sob o solo, os tubos de lava estão protegidos contra a fustigante radiação solar e poderiam ser ótimas localidades para criar bases para humanos, afirmam cientistas.

Tubos de lava são cavernas que ficam sob o solo, como túneis gigantes, gerados por correntes de rocha derretida de vulcões explosivos. Na Terra nós conseguimos descobri-los quando parte de seus tetos colapsam deixando buracos enormes na superfície.

Conseguimos observar visões muito similares a estas “clarabóias” gigantes na Lua e em Marte e cientistas publicaram uma pesquisa na revista Earth-Science Reviews afirmando que devemos criar missões para explorar essas formações justamente porque podem ser ser o local ideal para abrigar humanos, já que a superfície é tão imperdoável por causa da radiação solar e outros riscos.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm no máximo 40 metros de largura e altura. Tão parecido com um túnel de rodovia muito grande”, afirmou Riccardo Pozzobon, o co-autor da pesquisa e geocientista da Universidade de Padova, na Itália.

Em Marte os tubos de lava chegam a 400m de diâmetro e na lua podem ter 700 vezes o tamanho dos tubos encontrados na Terra, podendo chegar a 900m de diâmetro. Um tubo de lava lunar poderia abrigar uma cidade inteira.

Estas dimensões colossais dos tubos de lava lunares e marcianos podem ser causadas tanto pelas gravidades menores destes astros como pelo efeito de uma atividade vulcânica distinta.

Para determinar o tamanho destes tubos extraterrenos os cientistas compararam varreduras tridimensionais a laser de tubos colapsados aqui na Terra com imagens de sondas tanto em Marte quanto na Lua. Usando a relação do tamanho dos tubos colapsados na Terra em comparação com os de Marte e da Lua foi possível estimar o tamanho dos tubos nos corpos celestes.

Tubos de lava não protegeriam assentamentos humanos apenas contra a radiação solar, mas também contra meteoritos que chegam a atingir a superfície com mais frequência, pois não queimam tão bem na atmosfera fina de Marte ou na atmosfera inexistente da Lua, de acordo com os cientistas. É também possível que contenham água e outros compostos químicos com os quais é possível produzir combustíveis.

Apesar da ficção científica imaginar que cavernas subterrâneas extraterrestres pudessem ser pressurizadas para criar uma atmosfera respirável, isso é improvável já que as aberturas para a superfície podem ter o tamanho de um campo de futebol. Outro risco seria vazamentos de atmosfera através de rachaduras na rocha.

Os tubos de lava da lua parecem ser mais estruturalmente firmes, de acordo com o estudo, o que os torna ótimas opções para exploração. Mas um mapeamento mais detalhado é necessário antes de enviarmos qualquer missão autônoma para dentro deles.

Enfim, apesar de parecer hostil viver na Terra recentemente ainda não podemos ter esperança de nos mudarmos para tubos de lava na Lua ou em Marte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …