Cabem cidades inteiras nos gigantescos tubos de lava da Lua e Marte

Robbie Shone / ESA

Tanto a Lua quanto Marte possuem tubos de lava colossais em que caberiam os maiores prédios construídos aqui na Terra. E as aberturas na superfície tem o tamanho de campos de futebol.

Formando cavernas sob o solo, os tubos de lava estão protegidos contra a fustigante radiação solar e poderiam ser ótimas localidades para criar bases para humanos, afirmam cientistas.

Tubos de lava são cavernas que ficam sob o solo, como túneis gigantes, gerados por correntes de rocha derretida de vulcões explosivos. Na Terra nós conseguimos descobri-los quando parte de seus tetos colapsam deixando buracos enormes na superfície.

Conseguimos observar visões muito similares a estas “clarabóias” gigantes na Lua e em Marte e cientistas publicaram uma pesquisa na revista Earth-Science Reviews afirmando que devemos criar missões para explorar essas formações justamente porque podem ser ser o local ideal para abrigar humanos, já que a superfície é tão imperdoável por causa da radiação solar e outros riscos.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm no máximo 40 metros de largura e altura. Tão parecido com um túnel de rodovia muito grande”, afirmou Riccardo Pozzobon, o co-autor da pesquisa e geocientista da Universidade de Padova, na Itália.

Em Marte os tubos de lava chegam a 400m de diâmetro e na lua podem ter 700 vezes o tamanho dos tubos encontrados na Terra, podendo chegar a 900m de diâmetro. Um tubo de lava lunar poderia abrigar uma cidade inteira.

Estas dimensões colossais dos tubos de lava lunares e marcianos podem ser causadas tanto pelas gravidades menores destes astros como pelo efeito de uma atividade vulcânica distinta.

Para determinar o tamanho destes tubos extraterrenos os cientistas compararam varreduras tridimensionais a laser de tubos colapsados aqui na Terra com imagens de sondas tanto em Marte quanto na Lua. Usando a relação do tamanho dos tubos colapsados na Terra em comparação com os de Marte e da Lua foi possível estimar o tamanho dos tubos nos corpos celestes.

Tubos de lava não protegeriam assentamentos humanos apenas contra a radiação solar, mas também contra meteoritos que chegam a atingir a superfície com mais frequência, pois não queimam tão bem na atmosfera fina de Marte ou na atmosfera inexistente da Lua, de acordo com os cientistas. É também possível que contenham água e outros compostos químicos com os quais é possível produzir combustíveis.

Apesar da ficção científica imaginar que cavernas subterrâneas extraterrestres pudessem ser pressurizadas para criar uma atmosfera respirável, isso é improvável já que as aberturas para a superfície podem ter o tamanho de um campo de futebol. Outro risco seria vazamentos de atmosfera através de rachaduras na rocha.

Os tubos de lava da lua parecem ser mais estruturalmente firmes, de acordo com o estudo, o que os torna ótimas opções para exploração. Mas um mapeamento mais detalhado é necessário antes de enviarmos qualquer missão autônoma para dentro deles.

Enfim, apesar de parecer hostil viver na Terra recentemente ainda não podemos ter esperança de nos mudarmos para tubos de lava na Lua ou em Marte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …