Cabem cidades inteiras nos gigantescos tubos de lava da Lua e Marte

Robbie Shone / ESA

Tanto a Lua quanto Marte possuem tubos de lava colossais em que caberiam os maiores prédios construídos aqui na Terra. E as aberturas na superfície tem o tamanho de campos de futebol.

Formando cavernas sob o solo, os tubos de lava estão protegidos contra a fustigante radiação solar e poderiam ser ótimas localidades para criar bases para humanos, afirmam cientistas.

Tubos de lava são cavernas que ficam sob o solo, como túneis gigantes, gerados por correntes de rocha derretida de vulcões explosivos. Na Terra nós conseguimos descobri-los quando parte de seus tetos colapsam deixando buracos enormes na superfície.

Conseguimos observar visões muito similares a estas “clarabóias” gigantes na Lua e em Marte e cientistas publicaram uma pesquisa na revista Earth-Science Reviews afirmando que devemos criar missões para explorar essas formações justamente porque podem ser ser o local ideal para abrigar humanos, já que a superfície é tão imperdoável por causa da radiação solar e outros riscos.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm no máximo 40 metros de largura e altura. Tão parecido com um túnel de rodovia muito grande”, afirmou Riccardo Pozzobon, o co-autor da pesquisa e geocientista da Universidade de Padova, na Itália.

Em Marte os tubos de lava chegam a 400m de diâmetro e na lua podem ter 700 vezes o tamanho dos tubos encontrados na Terra, podendo chegar a 900m de diâmetro. Um tubo de lava lunar poderia abrigar uma cidade inteira.

Estas dimensões colossais dos tubos de lava lunares e marcianos podem ser causadas tanto pelas gravidades menores destes astros como pelo efeito de uma atividade vulcânica distinta.

Para determinar o tamanho destes tubos extraterrenos os cientistas compararam varreduras tridimensionais a laser de tubos colapsados aqui na Terra com imagens de sondas tanto em Marte quanto na Lua. Usando a relação do tamanho dos tubos colapsados na Terra em comparação com os de Marte e da Lua foi possível estimar o tamanho dos tubos nos corpos celestes.

Tubos de lava não protegeriam assentamentos humanos apenas contra a radiação solar, mas também contra meteoritos que chegam a atingir a superfície com mais frequência, pois não queimam tão bem na atmosfera fina de Marte ou na atmosfera inexistente da Lua, de acordo com os cientistas. É também possível que contenham água e outros compostos químicos com os quais é possível produzir combustíveis.

Apesar da ficção científica imaginar que cavernas subterrâneas extraterrestres pudessem ser pressurizadas para criar uma atmosfera respirável, isso é improvável já que as aberturas para a superfície podem ter o tamanho de um campo de futebol. Outro risco seria vazamentos de atmosfera através de rachaduras na rocha.

Os tubos de lava da lua parecem ser mais estruturalmente firmes, de acordo com o estudo, o que os torna ótimas opções para exploração. Mas um mapeamento mais detalhado é necessário antes de enviarmos qualquer missão autônoma para dentro deles.

Enfim, apesar de parecer hostil viver na Terra recentemente ainda não podemos ter esperança de nos mudarmos para tubos de lava na Lua ou em Marte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …