Cabem cidades inteiras nos gigantescos tubos de lava da Lua e Marte

Robbie Shone / ESA

Tanto a Lua quanto Marte possuem tubos de lava colossais em que caberiam os maiores prédios construídos aqui na Terra. E as aberturas na superfície tem o tamanho de campos de futebol.

Formando cavernas sob o solo, os tubos de lava estão protegidos contra a fustigante radiação solar e poderiam ser ótimas localidades para criar bases para humanos, afirmam cientistas.

Tubos de lava são cavernas que ficam sob o solo, como túneis gigantes, gerados por correntes de rocha derretida de vulcões explosivos. Na Terra nós conseguimos descobri-los quando parte de seus tetos colapsam deixando buracos enormes na superfície.

Conseguimos observar visões muito similares a estas “clarabóias” gigantes na Lua e em Marte e cientistas publicaram uma pesquisa na revista Earth-Science Reviews afirmando que devemos criar missões para explorar essas formações justamente porque podem ser ser o local ideal para abrigar humanos, já que a superfície é tão imperdoável por causa da radiação solar e outros riscos.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm no máximo 40 metros de largura e altura. Tão parecido com um túnel de rodovia muito grande”, afirmou Riccardo Pozzobon, o co-autor da pesquisa e geocientista da Universidade de Padova, na Itália.

Em Marte os tubos de lava chegam a 400m de diâmetro e na lua podem ter 700 vezes o tamanho dos tubos encontrados na Terra, podendo chegar a 900m de diâmetro. Um tubo de lava lunar poderia abrigar uma cidade inteira.

Estas dimensões colossais dos tubos de lava lunares e marcianos podem ser causadas tanto pelas gravidades menores destes astros como pelo efeito de uma atividade vulcânica distinta.

Para determinar o tamanho destes tubos extraterrenos os cientistas compararam varreduras tridimensionais a laser de tubos colapsados aqui na Terra com imagens de sondas tanto em Marte quanto na Lua. Usando a relação do tamanho dos tubos colapsados na Terra em comparação com os de Marte e da Lua foi possível estimar o tamanho dos tubos nos corpos celestes.

Tubos de lava não protegeriam assentamentos humanos apenas contra a radiação solar, mas também contra meteoritos que chegam a atingir a superfície com mais frequência, pois não queimam tão bem na atmosfera fina de Marte ou na atmosfera inexistente da Lua, de acordo com os cientistas. É também possível que contenham água e outros compostos químicos com os quais é possível produzir combustíveis.

Apesar da ficção científica imaginar que cavernas subterrâneas extraterrestres pudessem ser pressurizadas para criar uma atmosfera respirável, isso é improvável já que as aberturas para a superfície podem ter o tamanho de um campo de futebol. Outro risco seria vazamentos de atmosfera através de rachaduras na rocha.

Os tubos de lava da lua parecem ser mais estruturalmente firmes, de acordo com o estudo, o que os torna ótimas opções para exploração. Mas um mapeamento mais detalhado é necessário antes de enviarmos qualquer missão autônoma para dentro deles.

Enfim, apesar de parecer hostil viver na Terra recentemente ainda não podemos ter esperança de nos mudarmos para tubos de lava na Lua ou em Marte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …