Canal de TV americano veta desenho animado com cena de casamento gay

WGBH & PBS KIDS

Uma televisão estatal no Alabama, estado conservador no sul dos Estados Unidos, se recusou a exibir um episódio de um desenho animado chamado Arthur em que acontece um casamento entre dois personagens do mesmo sexo.

Nesta terça-feira (21), um porta-voz do canal afirmou que crianças desacompanhadas não deveriam assistir a esse tipo de conteúdo.

Sucesso mundial desde 1996, o programa criado por americanos e canadenses vai ao ar diariamente em diversas emissoras do planeta. Mas um episódio específico foi desprogramado pela Alabama Public Television (APT). Nele é possível ver Arthur e seus amigos assistirem ao casamento de seu professor Nigel Ratburn (um rato) com Patrick, um porquinho da Índia que produz chocolates.

Em meados de maio, a APT preferiu substituir o episódio por outro mais antigo. “Embora incentivemos os pais a assistir TV com seus filhos e depois falar sobre o que aprenderam, sabemos que isso nem sempre é possível”, disse Mike McKenzie, diretor de programas de televisão, citado pela imprensa americana.

Para ele, esse tipo de conteúdo precisa ser acompanhado de uma conversa entre os pais e seus filhos. Mckenzie também apontou que “crianças mais jovens do que o público alvo de Arthur também estão assistindo ao programa”.

Canal já havia censurado outro episódio no passado

Esta não é a primeira vez que a questão da homossexualidade é um problema para o canal de TV americano. Em 2005, a emissora já havia recusado de colocar no ar outro episódio do mesmo desenho, em que Buster, um coelho, visitava uma menina que tinha duas mães.

Arthur começou a ser exibida nas TVs em 1996 e está atualmente em sua 22ª temporada. Ao longo dos anos, o desenho animado abordou várias questões familiares e sociais ao retratá-las de uma maneira compreensível para um público mais jovem. No Brasil o desenho foi transmitido pela Rede Globo, TV Cultura e canal Boomerang.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …