Canal de TV americano veta desenho animado com cena de casamento gay

WGBH & PBS KIDS

Uma televisão estatal no Alabama, estado conservador no sul dos Estados Unidos, se recusou a exibir um episódio de um desenho animado chamado Arthur em que acontece um casamento entre dois personagens do mesmo sexo.

Nesta terça-feira (21), um porta-voz do canal afirmou que crianças desacompanhadas não deveriam assistir a esse tipo de conteúdo.

Sucesso mundial desde 1996, o programa criado por americanos e canadenses vai ao ar diariamente em diversas emissoras do planeta. Mas um episódio específico foi desprogramado pela Alabama Public Television (APT). Nele é possível ver Arthur e seus amigos assistirem ao casamento de seu professor Nigel Ratburn (um rato) com Patrick, um porquinho da Índia que produz chocolates.

Em meados de maio, a APT preferiu substituir o episódio por outro mais antigo. “Embora incentivemos os pais a assistir TV com seus filhos e depois falar sobre o que aprenderam, sabemos que isso nem sempre é possível”, disse Mike McKenzie, diretor de programas de televisão, citado pela imprensa americana.

Para ele, esse tipo de conteúdo precisa ser acompanhado de uma conversa entre os pais e seus filhos. Mckenzie também apontou que “crianças mais jovens do que o público alvo de Arthur também estão assistindo ao programa”.

Canal já havia censurado outro episódio no passado

Esta não é a primeira vez que a questão da homossexualidade é um problema para o canal de TV americano. Em 2005, a emissora já havia recusado de colocar no ar outro episódio do mesmo desenho, em que Buster, um coelho, visitava uma menina que tinha duas mães.

Arthur começou a ser exibida nas TVs em 1996 e está atualmente em sua 22ª temporada. Ao longo dos anos, o desenho animado abordou várias questões familiares e sociais ao retratá-las de uma maneira compreensível para um público mais jovem. No Brasil o desenho foi transmitido pela Rede Globo, TV Cultura e canal Boomerang.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …