Carta misteriosa revela que um dos fugitivos de Alcatraz pode estar vivo

loshak / Flickr

Prisão de Alcatraz, nos EUA

Uma carta misteriosa que acaba de vir a público pode ajudar a desvendar o paradeiro de John Anglin, um dos três prisioneiros que escapou do presídio de Alcatraz, nos Estados Unidos, há mais de 50 anos.

O episódio ficou conhecido como “fuga impossível” e até hoje mantém os fugitivos na lista dos mais procurados do país – com direito a imagens de como seriam fisicamente hoje em dia. A prisão era considerada de segurança máxima e foi desativada em 1963, um ano após a fuga.

O autor da carta que conta o que aconteceu aos três prisioneiros seria, supostamente, o próprio John Anglin. O fugitivo teria escrito à polícia de São Francisco em 2013, mas só agora o caso foi divulgado, destaca a BBC.

“O meu nome é John Anglin”, diz a carta. “Fugi de Alcatraz em junho de 1962. Naquela noite, todos nós conseguimos, mas foi por pouco“. A carta afirma que os três fugitivos – além de John, fugiu também Clarence, seu irmão, e Frank Morris – morreram a velhice. Clarence teria morrido em 2008 e Morris, em 2005.

O autor, que se apresenta como John, tenta fazer um acordo com as autoridades através da correspondência. “Se anunciarem na TV que eu ficarei preso no máximo um ano, e que receberei cuidados médicos, escreverei de volta para dizer exatamente onde estou”, diz.

(dr) KPIX

“Tenho 83 anos e estou doente. Tenho câncer”, acrescenta.

De acordo com o texto, John viveu em Seattle a maior parte da vida e passou oito anos no estado da Dakota do Norte. No momento em que a carta foi enviada, ele supostamente viveria no sul da Califórnia.

A polícia de São Francisco não tornou a carta pública, apesar de tê-la obtido há cinco anos, de acordo com a rede de televisão CBS. O material só foi divulgado após ser entregue por uma fonte anônima ao KPIX, uma emissora local da rede.

O US Marshals Service, Serviço de Delegados de Polícia dos Estados Unidos – responsável pelo caso desde 1978 – enviou a carta ao laboratório do FBI para análise forense de caligrafia. “Amostras de caligrafia dos três fugitivos foram comparadas com a carta anônima e os resultados foram considerados inconclusivos“, disse em comunicado.

David Widner, sobrinho de John e Clarence Anglin, disse à CBS que sua avó costumava receber rosas com cartões assinados pelos dois, muitos anos depois da fuga.

“Não cheguei a nenhuma conclusão sobre se acredito que é John que entra em contato conosco”, disse Widner, que lamentou que a carta não tenha sido entregue de modo adequado à família.

“Por dizer que tem câncer e que está morrendo. Sinto que deveriam ter, pelo menos, feito contato com a família e nos deixado a par de que a correspondência existia”, disse.

Atrás das grades por assaltarem um banco, os três presos provaram que Alcatraz – uma prisão federal reservada “aos piores dos piores” bandidos – não era à prova de fugas como se pensava.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco inflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsteres mais temidos dos Estados Unidos.

A prisão foi desativada em 1963, um ano depois de o trio fugir, e atualmente é um ponto turístico famoso em São Francisco. Mais de 1 milhão de visitantes passam pelo local todos os anos.

A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”, estrelado pelo ator Clint Eastwood. As autoridades disseram na época que não existia forma de os prisioneiros terem cruzado as águas geladas da baía, embora a travessia seja feita hoje por triatletas.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …