Carta misteriosa revela que um dos fugitivos de Alcatraz pode estar vivo

loshak / Flickr

Prisão de Alcatraz, nos EUA

Uma carta misteriosa que acaba de vir a público pode ajudar a desvendar o paradeiro de John Anglin, um dos três prisioneiros que escapou do presídio de Alcatraz, nos Estados Unidos, há mais de 50 anos.

O episódio ficou conhecido como “fuga impossível” e até hoje mantém os fugitivos na lista dos mais procurados do país – com direito a imagens de como seriam fisicamente hoje em dia. A prisão era considerada de segurança máxima e foi desativada em 1963, um ano após a fuga.

O autor da carta que conta o que aconteceu aos três prisioneiros seria, supostamente, o próprio John Anglin. O fugitivo teria escrito à polícia de São Francisco em 2013, mas só agora o caso foi divulgado, destaca a BBC.

“O meu nome é John Anglin”, diz a carta. “Fugi de Alcatraz em junho de 1962. Naquela noite, todos nós conseguimos, mas foi por pouco“. A carta afirma que os três fugitivos – além de John, fugiu também Clarence, seu irmão, e Frank Morris – morreram a velhice. Clarence teria morrido em 2008 e Morris, em 2005.

O autor, que se apresenta como John, tenta fazer um acordo com as autoridades através da correspondência. “Se anunciarem na TV que eu ficarei preso no máximo um ano, e que receberei cuidados médicos, escreverei de volta para dizer exatamente onde estou”, diz.

(dr) KPIX

“Tenho 83 anos e estou doente. Tenho câncer”, acrescenta.

De acordo com o texto, John viveu em Seattle a maior parte da vida e passou oito anos no estado da Dakota do Norte. No momento em que a carta foi enviada, ele supostamente viveria no sul da Califórnia.

A polícia de São Francisco não tornou a carta pública, apesar de tê-la obtido há cinco anos, de acordo com a rede de televisão CBS. O material só foi divulgado após ser entregue por uma fonte anônima ao KPIX, uma emissora local da rede.

O US Marshals Service, Serviço de Delegados de Polícia dos Estados Unidos – responsável pelo caso desde 1978 – enviou a carta ao laboratório do FBI para análise forense de caligrafia. “Amostras de caligrafia dos três fugitivos foram comparadas com a carta anônima e os resultados foram considerados inconclusivos“, disse em comunicado.

David Widner, sobrinho de John e Clarence Anglin, disse à CBS que sua avó costumava receber rosas com cartões assinados pelos dois, muitos anos depois da fuga.

“Não cheguei a nenhuma conclusão sobre se acredito que é John que entra em contato conosco”, disse Widner, que lamentou que a carta não tenha sido entregue de modo adequado à família.

“Por dizer que tem câncer e que está morrendo. Sinto que deveriam ter, pelo menos, feito contato com a família e nos deixado a par de que a correspondência existia”, disse.

Atrás das grades por assaltarem um banco, os três presos provaram que Alcatraz – uma prisão federal reservada “aos piores dos piores” bandidos – não era à prova de fugas como se pensava.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco inflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsteres mais temidos dos Estados Unidos.

A prisão foi desativada em 1963, um ano depois de o trio fugir, e atualmente é um ponto turístico famoso em São Francisco. Mais de 1 milhão de visitantes passam pelo local todos os anos.

A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”, estrelado pelo ator Clint Eastwood. As autoridades disseram na época que não existia forma de os prisioneiros terem cruzado as águas geladas da baía, embora a travessia seja feita hoje por triatletas.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …