Carta perdida revela que Galileu tentou enganar a Inquisição

The Royal Society

A carta original de Galileu Galilei, que estabeleceu os argumentos contra a doutrina da igreja de que o Sol orbitaria a Terra, foi encontrada em uma biblioteca de Londres. A descoberta expõe novos detalhes sobre o episódio que levou à condenação por heresia do astrônomo em 1633.

Escrita a um amigo no dia 21 de dezembro de 1613, a carta de sete páginas assinada “GG”, fornece a mais forte evidência de que, no início da sua batalha com as autoridades religiosas, Galileu tentou espalhar uma versão atenuada das suas ideias, em uma tentativa de controlar os danos que poderia sofrer.

Muitas cópias da carta foram feitas, existindo duas versões diferentes – a enviada para a Inquisição em Roma, e outra com uma linguagem menos “polêmica”.

Como se presumia que a carta original estaria perdida, não era claro se os clérigos teriam ou não alterado a carta para reforçar a ideia de heresia – algo de que Galileu teria reclamado a amigos.

Segundo a Nature, a carta recém-descoberta revela que Galileu fez uma edição antes de enviá-la ao Vaticano. Repleta de notas e emendas, a análise da caligrafia sugere que foi o próprio Galileu que a escreveu, redigindo um texto mais suave, que teria entregado a um amigo com o intuito de que ela chegasse ao Vaticano.

A carta estava na posse da Royal Society há mais de 250 anos e conseguiu escapar de milhares de historiadores, até aparecer Salvatore Ricciardo, um historiador científico pós-doutorado pela Universidade de Bérgamo, que visitou a biblioteca em 2 de agosto.

O historiador teria um propósito diferente na visita, mas acabou fazendo uma das suas maiores descobertas. “Pensei: ‘Não posso acreditar que descobri a carta que todos os estudiosos de Galileu acreditavam estar perdida!’. E parecia ainda mais incrível porque a carta não estava em uma biblioteca obscura, mas sim na Royal Society”, contou Ricciardo.

The Royal Society

Carta perdida de Galileu, descoberta por Salvatore Ricciardo na Royal Society

Em conjunto com seu supervisor, Franco Giudice da Universidade de Bérgamo, e a historiadora científica Michele Camerota da Universidade de Cagliari, os três parceiros descreveram os detalhes e as implicações da carta em um artigo publicado no jornal da Royal Society, Notes and Records.

Allan Chapman, historiador da Universidade de Oxford e presidente da Sociedade para a História da Astronomia, diz que a descoberta “é tão valiosa que permitirá novos conhecimentos sobre esse período crítico”.

A Descoberta

Ricciardo descobriu a carta durante sua estada de um mês na Inglaterra, onde se dedicou a visitar as bibliotecas britânicas para estudar comentários deixados nas obras impressas de Galileu.

No final do dia dedicado à Royal Society, Ricciardo decidiu folhear o catálogo online na tentativa de encontrar algo sobre Castelli, matemático italiano e companheiro de estudos de Galileu.

Quando menos se esperava, uma entrada apareceu no catálogo – a carta que Galileu escreveu para Castelli, datada de 21 de dezembro de 1613, assinada pelo próprio Galileu e com muitas rasuras.

Ricciardo imediatamente percebeu o potencial da carta e pediu permissão para fotografar todas as sete páginas do documento.

A carta, redigida em 21 de dezembro de 1613, foi colocada em um catálogo de 1840 da Royal Society com a data de 21 de outubro de 1618. Esta seria a principal razão para a carta ter permanecido escondida durante todo este tempo.

Outras das razões seria pelo fato de esse tipo de documentos não ser habitual na Royal Society. Segundo o pesquisador, seria de se esperar que o documento fosse encontrado na British Library.

Os historiados querem agora saber como a carta chegou à Royal Society e por quanto tempo esteve nesses arquivos.

De acordo com alguns pesquisadores, a carta teria chegado à Royal Society através da proximidade que a instituição detinha com a Academia de Experiências de Florença, fundada em 1657 por estudantes de Galileu, mas que fracassou uma década depois.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …