Em 2018, TSE definirá se cota feminina nas eleições incluirá mulheres transexuais

Marcelo Camargo / ABr

O ano de 2018 deve começar com uma pauta polêmica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): a discussão sobre o registro de candidaturas de transexuais e se uma mulher transexual pode ser incluída na cota feminina dos partidos.

De acordo com Andreza Matais, colunista do Estadão, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) pediu que a Corte eleitoral defina se uma mulher transexual que disputar as próximas eleições pode ser incluída pelos partidos na cota feminina.

Segundo a colunista, a Lei das Eleições prevê que cada legenda ou coligação deve preencher um mínimo de 30% para candidaturas de cada sexo, mas a senadora alega que o termo “sexo” é questionável, uma vez que não engloba a identidade de gênero.

Com a maioria dos partidos enfrentando problemas para cumprir a cota feminina, uma decisão sobre a pauta pode ser feita até o dia 5 de março, quando o TSE finaliza as resoluções para as eleições de 2018.

A questão dos candidatos transexuais está sob relatoria do ministro do TSE Tarcisio Vieira e outro ponto a ser analisado, a pedido da senadora Fátima Bezerra, é o uso do nome social na campanha.

Ciberia // Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA:

Grande Barreira de Corais sofreu um “colapso catastrófico”

A Grande Barreira de Corais na Austrália, patrimônio mundial da UNESCO, sofreu um “colapso catastrófico” de corais durante uma onda de calor em 2016. “Uma ameaça à diversidade da vida marinha”, revelou um estudo da …

Bolas gigantes de ervas daninhas "atacam" cidade da Califórnia

As bolas gigantes conhecidas como “tumbleweed” cobriram casas, invadiram ruas e lançaram um verdadeiro caos em uma cidade do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. “Invasão” foi a palavra que a moradora Tanya Speight utilizou para …

Pediatra que descobriu o Asperger colaborou com os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Documentos recentemente descobertos sugerem que Hans Asperger, o pediatra cujo nome descreve uma forma de autismo, esteve ativamente envolvido no programa de eutanásia do regime nazista na Áustria. As provas foram retiradas de documentos e registros …

Quase 40 anos depois, a Arábia Saudita voltou a ter cinema

A Arábia Saudita inaugurou nesta quarta-feira (18) o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos, em um esforço do príncipe saudita para modernizar o reino conservador. Segundo a Reuters, o novo …

Se reunião com a Coreia do Norte não correr bem, Trump se levanta e sai

Donald Trump admitiu haver a possibilidade de libertar os três norte-americanos presos na Coreia do Norte e adiantou que pode cancelar o encontro com Kim Jung-un se achar que não será produtivo. Nesta quarta-feira (18), Donald …

Miguel Díaz-Canel, o primeiro presidente da Cuba pós-Castro

Miguel Mario Díaz-Canel, o número 2 do governo de Cuba desde 2013, se tornou nesta quinta-feira (19) o novo presidente do país, onde, pela primeira vez em seis décadas, a principal liderança não tem Castro …

Projeto que prevê proibição de plástico descartável no Brasil é aprovado pelo Senado

Na terça-feira (17), a Comissão de Meio Ambiente (CMA), que faz parte do Senado, aprovou um projeto importantíssimo, que prevê a retirada gradual do plástico descartável no Brasil. De acordo com o projeto, em dez anos, …

MPF pede que Ibama indefira exploração de petróleo na foz do Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá expediu recomendação nesta quarta-feira (18) para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indefira licença para exploração de petróleo na foz do …

Temer tira dinheiro da saúde e do combate à violência contra a mulher para usá-lo em publicidade

No último dia 10, o governo de Michel Temer, através do Ministério do Planejamento, baixou a Portaria 75, que remaneja recursos do orçamento para a Secretaria de Comunicação (Secom), pasta responsável pela propaganda oficial do …

Entra em vigor lei que aumenta pena para motoristas alcoolizados

Entra em vigor nesta quinta-feira (19) a Lei 13.546/2017, que ampliou as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que …