Cientistas conectaram os cérebros de três pessoas (que passaram a compartilhar pensamentos)

Uma equipe de neurocientistas norte-americanos conseguiu conectar os cérebros de três pessoas, possibilitando que compartilhassem pensamentos enquanto jogavam Tetris. Uma experiência que constitui um primeiro passo para criar “redes de pessoas”.

Os cientistas das universidades norte-americanas de Washington e Carnegie Mellon conseguiram fazer a ligação entre três cérebros “através de uma combinação de electroencefalogramas para registrar os impulsos eléctricos que indicam atividade cerebral e estímulos magnéticos transcranianos (TMS), onde os neurônios são estimulados através de campos magnéticos”, explica o ScienceAlert.com, que divulga o estudo.

Na pesquisa, publicada no arquivo científico arXiv, os autores denominaram o sistema de “BrainNet”, apontando que se trata da “primeira interface direta multipessoal e não-invasivo de cérebro para cérebro para a resolução colaborativa de problemas”.

“A interface permite que três sujeitos humanos colaborem e resolvam uma tarefa usando a comunicação direta de cérebro para cérebro“, acrescentam os neurocientistas.

O novo e estranho método de comunicação pode ser usado para ligar diferentes mentes até através da internet, e pode ajudar os cientistas a entenderem melhor como funciona o cérebro humano.

A experiência realizada consistiu em colocar dois cérebros “transmissores” ligados a eletrodos, solicitando aos participantes para jogarem um jogo tipo Tetris, em que é preciso encaixar blocos que vão caindo.

Os cientistas tinham que decidir se cada bloco precisava ser rodado ou não para se encaixar, olhando para um dos dois LEDs piscando em cada lado da tela. Cada LED piscava em níveis diferentes, originando sinais distintos no cérebro, que eram detectados pelo eletroencefalograma.

As escolhas efetuadas pelos dois “transmissores” eram então enviadas para um único cérebro “receptor”, através de um tampão de TMS, que gerava flashes fantasmas de luz na mente deste último. Esses flashes são conhecidos por fosfenos.

O “receptor” não conseguia ver toda a área do jogo e tinha que rodar o bloco em queda caso recebesse um sinal de luz.

A experiência foi feita com cinco grupos diferentes, todos constituídos por três pessoas, e os resultados revelaram uma porcentagem de precisão de 81,25%, logo na primeira tentativa.

Os “receptores” conseguiram detectar qual dos “transmissores” era mais confiável, apenas através das comunicações cerebrais, o que constitui uma descoberta “promissora”, notam os pesquisadores.

“Nossos resultados levantam a possibilidade de futuras interfaces cérebro para cérebro para permitir a resolução colaborativa de problemas por humanos, utilizando uma ‘rede social’ de cérebros conectados”, destacam.

A pesquisa ainda será alvo de revisão científica pela comunidade de neurociência, mas os autores da experiência já admitem expandir o “BrainNet” a mais pessoas e a um maior número de dados transmitidos de uma única vez.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …