Cientistas explicam por que os cérebros humanos cresceram tanto

(dr)

Os cientistas defendem que o cérebro humano se expandiu em resposta aos estresses ambientais, que forçaram nossa espécie a encontrar soluções inovadoras para sobreviver.

O cérebro humano é muito grande. Esta abundância de massa cinzenta confere, certamente, vantagens intelectuais que explicam a razão pela qual somos tão desenvolvidos. Contudo, sustentar um órgão desse tamanho não deve ser nada fácil. Aliás, o cérebro consome um quinto de toda a energia no corpo humano.

Os cientistas Mauricio Gonzalez-Forero e Andy Gardner, da Universidade de St. Andrews, na Escócia, acreditam ter descoberto o porquê de os cérebros humanos terem crescido tanto.

Segundo eles, o cérebro humano se expandiu principalmente em resposta aos estresses ambientais, que forçaram nossa espécie a encontrar soluções inovadoras para se alimentar e se abrigar, passando essas lições às gerações seguintes.

A hipótese, testada pela dupla via simulações de computador, desafia uma teoria popular de que o órgão cresceu à medida que as interações sociais entre os humanos se tornaram mais complexas.

No entanto, o inverso pode ter acontecido. “As descobertas são intrigantes porque sugerem que alguns aspectos da complexidade social são mais prováveis de serem consequências do que causas do nosso grande tamanho cerebral”, explica Gonzalez-Forero.

“O grande cérebro humano é, provavelmente, o resultado de problemas ecológicos do que resultado da interação social”, defende. O artigo científico foi publicado recentemente na revista Nature.

Dos australopitecos, mais semelhantes aos símios, até o moderno Homo sapiens, o cérebro humano triplicou de tamanho. Alimentar um cérebro tão grande como o nosso implica um crescimento lento do corpo durante a infância, e isso faz com que as crianças sejam mais dependentes e vulneráveis durante mais tempo do que os outros animais.

Para desmistificar nossa grandeza cerebral, Gardner e Gonzalez-Forero desenvolveram um modelo matemático para descobrir se enfrentar problemas ecológicos e sociais teve, de fato, um impacto mensurável no crescimento do cérebro.

Os “cérebros” utilizados como modelos tiveram de enfrentar desafios ecológicos, como encontrar presas em condições climáticas adversas ou em terrenos difíceis, ou preservar alimentos para protegê-los contra a deterioração.

Foram também introduzidos desafios sociais para testar a influência da cooperação e da competição entre indivíduos e grupos no crescimento do nosso cérebro.

Curiosamente, a cooperação foi associada a uma diminuição no tamanho do cérebro, isto porque, provavelmente, permitia que os indivíduos confiassem nos recursos uns dos outros e economizassem energia. Enquanto os desafios sociais não pareciam “originar” cérebros grandes, os problemas ecológicos (principalmente os mais difíceis) expandiam o órgão.

No entanto, essas conclusões nos fazem questionar o motivo de os cérebros de outros animais, que vivem em ambientes mais desafiadores, não cresceram tanto como o cérebro humano. A resposta reside na cultura, na habilidade de aprender com os outros em vez de ter que descobrir tudo sozinho, explicam os pesquisadores.

“Nossos resultados sugerem que a interação da ecologia e da cultura originou o tamanho do cérebro humano”, disse Gonzalez-Forero.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …