Cientistas determinam causa do desaparecimento dos mamutes na Sibéria

Cerca de 4.000 anos atrás desapareceram os últimos mamutes-lanosos que habitavam nas regiões gélidas do Ártico, incluindo a Sibéria.

Durante décadas os cientistas acreditaram que estes ancestrais majestosos dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos, no entanto, a análise de DNA dos antigos campos de pasto dos animais revela uma história diferente, aponta portal Cnet.

Pesquisadores afirmam que uma rápida mudança climática acabou com o suprimento de alimentos das criaturas. Mas, além de resolver o mistério do desaparecimento dos mamutes, essas descobertas podem proporcionar uma antevisão do destino de outras espécies se a nossa atual crise climática não for controlada.

“Com base em todos nossos modelos, demonstramos que a mudança climática, especificamente a precipitação, resulta diretamente na mudança da vegetação – os seres humanos não tiveram nenhum impacto sobre [os mamutes]”, disse em comunicado Yucheng Wang, zoólogo da Universidade de Cambridge e um dos principais autores do artigo publicado na revista Nature.

“Está é uma lição dura da história e mostra como as alterações climáticas são imprevisíveis – uma vez que algo se perde, não há como voltar atrás”, observou Eske Willerslev, professor da Universidade de Cambridge e diretor do Centro de Geogenética da Fundação Lundbeck na Universidade de Copenhague.

Eles pesavam cerca de 6 toneladas tinham cerca de 4 metros de altura, segundo Wang. Os mamutes-lanosos podiam “crescer até a altura de um ônibus de dois andares”.

Durante um período de dez anos Willerslev liderou uma equipe na dissecação de fragmentos de DNA coletados no solo antigo, onde os mamutes pastavam.

As amostras foram coletadas ao longo de 20 anos e analisados por meio de um método chamado sequenciamento de espingarda de DNA, pelo qual um fragmento longo de DNA é fisicamente quebrado em pequenos fragmentos que são clonados, sequenciados e montados usando análise por computador. Em vez de coletar informações genéticas de ossos ou dentes, o método sequencia o DNA a partir de vestígios de urina ou células descartadas.

Willerslev notou que tudo aconteceu porque, “à medida que o clima aquecia, as árvores e as plantas pantanosas substituiam os habitats de pastagem dos mamutes. Quando o clima ficou mais úmido e o gelo começou a derreter, isso levou à formação de lagos, rios e pântanos. O ecossistema mudou e a biomassa da vegetação diminuiu e não teria podido sustentar os rebanhos de mamutes”, afirmou Willerslev.

Por fim, Wang notou também que os seres humanos pré-históricos provavelmente passaram a maior parte do seu tempo caçando animais mais fáceis de capturar em comparação com os enormes mamutes, sugerindo que seu impacto na extinção destes animais foi indiscutivelmente menor do que se pensava anteriormente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …