Cientistas encontram pares de buracos negros gigantes

Astrônomos identificaram uma colheita abundante de buracos negros supermaciços duplos nos centros de galáxias. A descoberta pode ajudar os astrônomos a entender melhor como os buracos negros gigantes crescem e como podem produzir as ondas gravitacionais mais fortes do Universo.

As novas evidências revelam cinco pares de buracos negros supermaciços, cada um contendo milhões de vezes a massa do Sol. Estes pares de buracos negros se formaram quando duas galáxias colidiram e se fundiram umas com as outras, forçando a aproximação entre seus buracos negros supermaciços.

Os pares de buracos negros foram descobertos através da combinação de dados de vários observatórios, incluindo o Observatório de raios-X Chandra, do WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) e do LBT (Large Binocular Telescope).

“Os astrônomos já encontraram buracos negros individuais por todo o Universo. Mas, embora tenhamos previsto que cresçam rapidamente quando estão em interação, os buracos negros supermaciços duplos têm sido difíceis de encontrar”, afirma Shobita Satyapal, da Universidade George Mason em Fairfax, no estado norte-americano da Virgínia, que liderou um dos dois artigos que descreve os resultados.

Antes deste estudo, eram conhecidos menos de dez pares confirmados de buracos negros, graças a estudos de raios-X e com base principalmente em detecções fortuitas. Para realizar uma pesquisa sistemática, a equipe teve que examinar cuidadosamente os dados de telescópios que detectam diferentes comprimentos de onda da luz.

Começando com o projeto Galaxy Zoo, os pesquisadores usaram dados óticos do SDSS (Sloan Digital Sky Survey) para identificar galáxias onde parecia que havia uma fusão entre duas galáxias menores.

A partir deste conjunto, selecionaram objetos cuja separação entre os centros das duas galáxias nos dados do SDSS era inferior a 30 mil anos-luz, e cujas cores infravermelhas dos dados do WISE correspondiam àquelas previstas para um buraco negro supermaciço em rápido crescimento.

Com a técnica, encontraram sete sistemas em fusão com pelo menos um buraco negro supermaciço. Dado que a forte emissão de raios-X é uma característica dos buracos negros supermaciços em crescimento. Satyapal observou estes sistemas com o Chandra.

Encontraram pares íntimos de fontes de raios-X em cinco desses sistemas, fornecendo evidências convincentes de que contêm dois buracos negros supermaciços em crescimento (ou se alimentando).

Tanto os dados de raios-X do Chandra como as observações infravermelhas sugerem que os buracos negros supermaciços estão “enterrados” em grandes quantidades de gás e poeira.

“Nosso trabalho mostra que a combinação de uma seleção infravermelha com acompanhamento de raios-X é uma maneira muito eficaz para encontrar pares de buracos negros”, comenta Sara Ellison da Universidade de Victoria, no Canadá, que liderou o outro artigo científico que descreve os resultados.

“Os raios-X e a detecção infravermelha são capazes de penetrar as nuvens obscuras de gás e poeira que rodeiam os pares de buracos negros, sendo depois necessária a visão nítida do Chandra para separá-los”, completa.

O artigo liderado por Ellison usou dados óticos adicionais do levantamento MaNGA (Mapping Nearby Galaxies at Apache Point Observatory) para identificar um dos novos pares de buracos negros. Um membro deste buraco negro binário é particularmente poderoso, tendo a maior luminosidade em raios-X já observada até hoje, com o Chandra, em um par de buracos negros.

O trabalho tem implicações para o campo crescente da astrofísica de ondas gravitacionais. Enquanto que os cientistas que utilizam o LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) já detectaram sinais da fusão de buracos negros, estes buracos negros são da variedade menor, com massas entre oito e 36 vezes a massa do Sol.

Os buracos negros em fusão nos centros das galáxias são muito maiores. Quando estes buracos negros supermaciços atraem uns aos outros, começam a produzir ondas gravitacionais. A eventual fusão de dois buracos negros supermaciços leva à formação de um buraco negro ainda maior.

Este processo produziria uma quantidade surpreendente de energia quando parte da massa fosse convertida em ondas gravitacionais.

“É importante compreender quão comuns são os pares de buracos negros supermaciços, para ajudar a prever os sinais dos observatórios de ondas gravitacionais. Com as experiências já existentes e com as prestes a chegar, esta é uma época emocionante para investigar a fusão de buracos negros. Estamos nos estágios iniciais de uma nova era na exploração do Universo”, comenta Satyapal.

O LIGO não é capaz de detectar ondas gravitacionais oriundas de pares de buracos negros supermaciços. Ao invés, redes como o NANOGrav (North American Nanohertz Observatory for Gravitational Waves) realizam atualmente essas pesquisas. No futuro, o projeto LISA (Laser Interferometer Space Antenna) também poderá procurar ondas gravitacionais.

Quatro dos candidatos a buraco negro duplo foram divulgados em um artigo por Satyapal et al., recentemente aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal, disponível online.

O outro candidato a buraco negro duplo foi divulgado em um artigo por Ellison et al., publicado na edição de setembro de 2017 da revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, também disponível online.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …