Cientistas explicam misteriosa forma de diamante dos asteroides Bennu e Ryugu

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteroide Bennu

Especialistas dos EUA e Japão desenvolveram um modelo que explica a forma dos asteroides Bennu e Ryugu.

Em seu artigo publicado na revista Granular Matter, os cientistas mostraram que a forma dos asteroides, parecida a um diamante, pode ser explicada por sedimento de partículas.

Os asteroides Bennu e Ryugu próximos da Terra são “pilhas de brita”, ou seja, conglomerações de escombros mantidos juntos por sua própria atração. Porém, sua forma permanece um enigma para os cientistas.

Os modelos atuais não podem explicá-la: os asteroides assumem perfis achatados no equador e não a forma de diamante, que têm na realidade.

Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão, e da Universidade Rutgers, nos EUA, propuseram um novo modelo de formação dos dois asteroides, o qual também leva em consideração a sedimentação de partículas pequenas.

As forças centrífugas geradas pela rotação do asteroide diminuem perto de seus polos, o que leva ao acúmulo das rochas lá e dá uma elevação caraterística. As simulações realizadas pelos especialistas confirmaram as previsões de seu modelo.

Além disso, o modelo mostra que ambos os asteroides obtiveram sua forma bem cedo, o que corresponde aos dados da análise geológica. Anteriormente se acreditava que inicialmente Bennu e Ryugu tiveram forma esférica e apenas depois se deformaram.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …

Vacina Pfizer/BioNTech gera resposta eficaz para crianças de 5 a 11 anos

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 é "segura" e "tolerada" pelas crianças de 5 a 11 anos, nas quais a dose adaptada gera uma resposta imunológica "robusta", segundo os resultados de um estudo …

Carro voador da NASA levanta voo pela primeira vez; veja como foi

A NASA anunciou que os testes com o eVTOL (veículo elétrico voador com decolagem vertical) mais promissor do mercado foram bem-sucedidos. Desenvolvido pela Joby Aviation, o carro voador experimental realizou uma série de procedimentos para coleta …

Mudanças climáticas: cientistas treinam vacas para usar banheiro contra aquecimento global

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia. No estudo, os cientistas treinaram os …

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …